Uma das diferentes visões acerca dos colégios militares; por Thiago Melo

O modelo de escola cívico militar, já presente em nosso país, agora é abraçado pelo MEC com toda atenção que merece

Todos nós estamos cansados de ver notícias de alunos que agridem professores, desordem em escola, tráfico de drogas em colégio, sexo explícito e desempenhos bem abaixo da média. 

O modelo de escola cívico militar, já presente em nosso país, agora é abraçado pelo MEC com toda atenção que merece.

Foto: Erich Macias/SeedEscola Militar
Hoje já existem 203 escolas cívicos-militares, em 23 unidades da Federação, com maior Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do que as civis

Está prevista a implementação de 216 colégios até 2023 – 54 por ano, a começar por 2020. Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio e o ministério deve liberar, em 2020, cerca de R$ 54 milhões para as escolas que já aderiram ao programa.

Será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores civis e militares. Ou seja, tire da sua cabeça, que será um militar usando palmatória e maltratando o seu filho.

Terá regras? Sim. Mas, tudo dentro dos limites educacionais. É uma soma de fatores e forças, para que o resultado final seja uma melhor educação para o seu filho, caso você deseje que ele venha estudar nesse modelo de ensino. 

Hoje já existem 203 escolas cívicos-militares, em 23 unidades da Federação, com maior Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do que as civis, apresentando taxa de evasão 71% menor e de reprovação 37,4% inferior.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Checon em todos os estados e no Distrito Federal revelou que 85% dos entrevistados gostariam de matricular seus filhos em escolas cívico-militares. O levantamento aponta ainda que a média da avaliação geral das escolas cívico-militares é de 8,3, numa escala de zero a 10.

Foram analisados aspectos como segurança (nota 8,1), ensino (nota 7,8), disciplina dos alunos (nota 8,1), respeito ao professor (nota 8,3), preparo dos alunos para a vida (nota 8,1) e atenção e valores humanos e cívicos (nota 8,0).
Escola Cívico - Militar, eu apoio. 

Thiago Melo - Líder Coordenador do Movimento Brasil Conservador - Núcleo Paraíba.

Fonte: JTNews

Comentários