UESPI divulga oportunidade de bolsas para brasileiros nos Estados Unidos

Ao todo, são ofertadas 35 bolsas para professores e pesquisadores ministrarem aulas, estudar ou pesquisar nos Estados Unidos

A Comissão Fulbright Brasil está com três editais abertos e com oportunidades exclusivas para brasileiros.

Foto: UESPIUniversidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Piauí

Ao todo, são ofertadas 35 bolsas para professores e pesquisadores ministrarem aulas, estudar ou pesquisar nos Estados Unidos. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 02 de agosto de 2020.

Os programas

FLTA: quer ensinar português nos EUA?

O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright, oferece até 15 bolsas, de nove meses de duração, para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados serão alocados em universidades norte-americanas, onde serão assistentes de ensino de português e frequentarão cursos sobre a cultura e história dos EUA.

Professor/Pesquisador Visitante nos EUA

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a até 10 bolsas, de três ou quatro meses de duração, para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Professor/Pesquisador Junior nos EUA

O programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em Instituições de Ensino Superior ou Centros de Pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Informações

Consulte o site da Comissão Fulbright Brasil para verificar os requisitos e benefícios de cada programa descrito acima e também para realizar a inscrição. Além disso, os interessados na proposta devem ler o edital para obter mais informações sobre cada programa. Os resultados dos editais serão divulgados no mês de outubro de 2020.

Confira os editais de cada programa:

FLTA-Call-2021-2022-1

Professor-Visitante-6

Junior-Call-2021-2022-3

Fonte: UESPI

Comentários