UBS’s em Teresina encaminham pessoas para isolamento em centro de referência COVID-19

O objetivo da iniciativa, é evitar que os pacientes transmitam o vírus para seus familiares que moram na mesma casa

Pessoas com idade entre 18 anos a menores de 60, com casos leves de COVID-19, identificados nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina, podem ser encaminhados para o Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS Piauí), projeto realizado em conjunto com a organização Fazenda da Paz.

Foto: Governo do PiauíCentro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS Piauí)
Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS Piauí)

O objetivo da iniciativa, que tem o apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é evitar que os pacientes transmitam o vírus para seus familiares que moram na mesma casa.

“O encaminhamento é parte da estratégia da FMS para identificar precocemente a Covid-19 na população. É uma parceria de suma importância para contenção do vírus, beneficiando quem não tem condições de se isolar em sua própria casa”, ressalta Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS.

O objetivo do CAIS Piauí é possibilitar aos moradores contaminados o isolamento social, de forma que o vírus não se espalhe na comunidade, o que é fundamental para evitar uma grande demanda nos serviços de saúde.

Nesse espaço, os residentes terão o apoio de assistentes sociais, cuidadores e acompanhamento médico via telemedicina. Também receberão roupas obtidas por doações e seis refeições por dia, preparadas por fornecedores locais, o que contribui para a geração de renda para a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários