UBS Santa Maria da Codipi realiza atendimento de prevenção da gravidez na adolescência

Ao todo, 142 adolescentes foram atendidos no multirão de atividades de caráter preventivo e educativo

No último sábado (15) a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi, localizada na norte da cidade, realizou uma atividade alusiva à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. 142 adolescentes foram atendidos no mutirão, que contou com palestra educativa, consulta médica, odontológica e de enfermagem.

Foto: Ascom/FMSAdolescentes durante ação de prevenção na UBS Santa Maria da Codipi
Adolescentes durante ação de prevenção na UBS Santa Maria da Codipi

A Lei nº 13.798 foi sancionada em 03 de janeiro de 2019, instituindo novo artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 8º-A) com a criação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser celebrada anualmente em fevereiro. Neste período, atividades de caráter preventivo e educativo deverão ser desenvolvidas em conjunto com o poder público e organizações da sociedade civil para disseminar informações que contribuam para a redução da gravidez precoce no Brasil.

“A atividade é uma ação importantíssima, uma vez que a gravidez na adolescência envolve muito mais do que questões físicas, mas também emocionais e sociais”, disse Darllyana Mendes, coordenadora da UBS Santa Maria da Codipi.

Os agentes comunitários de saúde da UBS, assim como toda a Equipe de Saúde da Família, fizeram busca ativa dos adolescentes da comunidade, que foram convidados a participar do evento. “Trabalhamos diversos assuntos, como gravidez na adolescência, Infecções Sexualmente Transmissíveis, drogas e planejamento familiar, além dos atendimentos médicos, das enfermeiras, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos de sífilis e HIV e atendimento odontológico”, explicou Darllyana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Comentários