Tributo a Deusdedit Sousa; por Brandão de Carvalho
"Deusdedith Sousa, foi o precursor, foi meu 'João Batista' que inconscientemente tanto para mim, como para ele, preparou o meu caminho, tempos depois, como seguidamente conselheiro eleito por décadas"Sempre a nossa Ordem dos Advogados do Brasil, no Piauí, teve eleições briosas e altamente participativas desde os seus primórdios. Um dos ícones de nossa OAB- PI, dentre outros, Duesdedit Sousa, se eleva à categoria dos privilegiados que como poucos, adentra ao seu centenário com força e vigor, apesar da longevidade.

Homem contemporizador, trato finíssimo, um causídico por excelência, chefe de família exemplar, físico restrito, alma sem tamanho, honestidade, honorabilidade, inteligência ímpar, isento de paixões mesquinhas, se tornou para mim e para uma multidão de homens de bem, o espelho da integridade moral não só da classe advocatícia, como da magistratura, do ministério público, procuradores, defensores, professores, enfim, de todos que compõem a sociedade piauense.
Fui seu adversário no pleito eleitoral em que pleiteava a presidência, eu ao lado do doutor Josino Ribeiro Neto. Perdendo a eleição, logo após uma vaga surgida no Conselho Seccional, fui por ele convidado para compor o conselho ao seu lado; não tergiversei, aceitei de plano o convite e me tornei conselheiro pela vez primeira, aonde comecei a prestar relevantes serviços ao lado daquela gloriosa administração seguida pelos seus predecessores.

Começou aí meu forte liame com essa imbatível instituição democrática; antes, eu já estava bem próximo dela, através dos presidentes João Pedro Aires Moraes Soares, Reginaldo Furtado, mas sem compor o Conselho Seccional; a chamada de Deusdedith Sousa, foi como a escolha de um apóstolo Saulo que pregava contra o Cristianismo e se tornou um fiel seguidor de Cristo.
Só que eu não era um Saulo açodado, era um contrário, mas respeitava a doutrina e a autoridade do candidato Deusdedith Sousa, que a todos cativava com seu olhar manso e palavras de contemporização entre seus adversários, que no âmago de seus corações, o tinham como pessoa humana admirável.

Deusdedith Sousa, foi o precursor, foi meu “João Batista” que inconscientemente tanto para mim, como para ele, preparou o meu caminho, tempos depois, como seguidamente conselheiro eleito por décadas, a ser escolhido entre os seis candidatos eleitos em lista sêxtupla pela OAB, em lista tríplice pelo TJ, lista única pelo então Governador do Estado Freitas Neto, a compor o nosso Tribunal de Justiça, na vaga do desembargador Aluísio Soares Ribeiro, primo do então presidente Desdusdeth Sousa .
Não poderia hoje, com gáudio e inusitada alegria, registrar os 100 anos deste homem oriundo de uma nobre descendência que muito honrou e fez por todo o Piauí e sua gente. Homens como você Deusdedith (quero tratá-lo assim), é um marco indelével e indestrutível pelo que foi, pelo que será ainda, como um bravo de nossa história!
Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia de Piauiense de Letras Jurídicas e desembargador aposentado do Estado do Piauí.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Suposta lista do Karnak expõe possível autoritarismo do Governo e revela bastidores do apoio de prefeitos no Piauí
-
Segurança Pública Criminosos perguntaram se jovem era de facção antes de matá-lo em Teresina, diz DHPP
-
Política Ex-prefeito de Belém do Piauí é multado por falhas em licitações e falta de transparência
-
Política Prefeitura de Santa Filomena compra medicamentos irregulares e é multada pelo TCE-PI
-
Segurança Pública Acusado de assassinar delegado Márcio Mendes é preso em Caxias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)