Tribunal de Justiça do Piauí celebra 130 anos em solenidade comemorativa

Solenidade comemorativa aos 130 anos do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) aconteceu nesta sexta-feira (01) e contou com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo

Em seu discurso, o presidente do TJ, desembargador José Ribamar Oliveira, fez um resumo das principais ações realizadas na sua gestão e dos avanços dos últimos anos, destacando os desafios da pandemia e frisando, principalmente, o avanço tecnológico e o trabalho de homens e mulheres que continuam, diariamente, para que a Justiça chegue aos cidadãos piauienses. 

Foto: Ascom/GovpiSolenidade em comemoração aos 130 anos do Tribunal de Justiça do Piauí
Solenidade em comemoração aos 130 anos do Tribunal de Justiça do Piauí

“Estamos comemorando esta data com muita alegria, dado o avanço na tramitação processual e prestação de serviços à sociedade. Neste contexto, inovações como o Balcão Virtual e o Juízo 100% Digital têm colaborado para esta maior eficiência do Tribunal. Estes anos de 2021 e 2022, vamos diminuir a demanda processual mais ainda, tendo em vista a maior produtividade. Reforçamos, portanto, nosso compromisso com a sociedade. Assim, parabenizamos a todos e todas que fazem este Tribunal pelo empenho em bem oferecer os serviços de justiça”, assinalou.

Na oportunidade, o governador Wellington Dias destacou a importância do TJ, ao longo dos seus 130 anos.

“É um Tribunal formado por homens e mulheres que deixaram uma contribuição histórica e claro, uma responsabilidade grande para todos, pois fazem a justiça, com que a gente tenha aquilo que é a essência da democracia: o cumprimento das regras da Constituição, das leis, garantir que elas possam valer para todos. É uma atividade muito nobre. Vamos continuar trabalhando juntos, com a independência que têm os poderes, mas apoiando, para avançar ainda mais. Vida longa ao judiciário do Piauí”, disse o governador. “Em nome do povo do Piauí venho aqui agradecer e prestar homenagem a todos aqueles que fazem o TJ Piauí, pelos serviços prestados a população, pela confiança e importância para a democracia, dando as condições de garantia dos direitos e tudo que é importantes para o nosso povo”, acrescentou.

Mérito Renascença

Na solenidade, além das homenagens feitas pelo próprio Tribunal de Justiça do Piauí, o Governo do Estado do Piauí fez outorga de medalhas do Mérito Renascença. Dentre os homenageados, estava o ministro do Supremo Tribunal Federal, o piauiense Kassio Nunes Marques, que recebeu a comenda no grau de Grão-Mestre.

Também receberam honrarias desembargador do TJ-RJ, Marcelo Buhaten; o desembargador do TJ-MA, Vicente de Paula Gomes de Castro e o juiz do TJ-AM, Nilo da Rocha Marinho Neto.

Fonte: JTNEWS

Comentários