Trecho da antiga estrada de ferro entre Parnaíba e Luís Correia no Piaui já está sendo recuperada

A malha ferroviária que estava tomada pelo matagal, e agora pode ser visualizada novamente, remete a uma época importante na história da cidade de Parnaíba

Antiga estação da Estrada de Ferro está sendo recuperada para voltar a operar no trecho entre Parnaíba e Luís Correia no Piauí.

A sede da Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP) na cidade de Parnaíba começou a ser preparada para voltar a operar, dando sequência ao trabalho de reativação da linha férrea que tem sido realizado através da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí – Fecomercio-PI.

Foto: DivulgaçãoEstação Ferroviária de Parnaíba
Estação Ferroviária de Parnaíba começou a ser preparada para voltar a operar no trecho entre Parnaíba e Luís Correia

Com isso, a área da velha estação, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação, está sendo completamente limpa.

A malha ferroviária que estava tomada pelo matagal, e agora pode ser visualizada novamente, remete a uma época importante na história da cidade de Parnaíba [PI].

A Fecomercio também adquiriu novos trilhos e está realizando a restauração para aproveitar o que existe, principalmente nos trechos que necessitarem de mais reparos.

Foto: DivulgaçãoEstrada de ferro
A área da velha estação que estava tomada pelo matagal, e agora pode ser visualizada novamente

Serão três máquinas, sendo duas movidas a diesel e uma a vapor, operando com passeios turísticos entre Parnaíba e Luís Correia.

No século XIX, Parnaíba transformou-se em um grande empório comercial. A estação de Parnaíba foi inaugurada em 1920. Na verdade, em 1979, de acordo com o Guia Levi, a linha Parnaíba a Teresina ainda funcionava.

Foto: DivulgaçãoEstação
Os trens de passageiros serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, em 2019 esta sendo recuperado o trecho entre Parnaíba e Luís Correia  

Como expressão de um novo tempo, sua fisionomia urbana acolheu a arquitetura ferroviária do início do século XX e a linguagem ornamental de inspiração inglesa de chalés, bangalôs e casas de porão. O porto deu acesso ao intercâmbio de produtos europeus e a cidade se tornou um centro de difusão de cultura por concentrar uma elite intelectual.

Atualmente, Parnaíba desponta como polo turístico. 

Fonte: JTNews

Comentários