TRE-PI inova e julgará políticos por videoconferência nesta terça-feira, em razão do COVID-19

O Julgamento sobre a cassação do diploma da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita de Castro Silva, marcado para esta terça-feira (31), ficará na história do TRE-PI como 1º por vídoconferência

A pauta de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que de forma inovadora vai ser por videoconferência está exposta com data de amanhã dia 27/03 no site do Tribunal, e determina para o dia 31 de março do ano em curso (terça-feira) processos importantes, sendo que o 1º será o da prestação de contas do Partido Comunista do Brasil (PC do B), referente ao ano de 2013, cujo advogado é o ex-sindicalista Genésio da Costa Nunes.

Foto: Malu Costa/JTNewsTRE-PI
TRE-PI

Na representação da União Federal atuará o advogado da União, Laerte Jaciel Scalco Acendino, sob a relatoria do juiz Antônio Soares dos Santos, o qual atua no TRE-PI em uma das vagas destinadas à Justiça Eleitoral estadual. O julgamento ora referenciado havia sido suspenso em face de pedido de vista do juiz, Thiago Mendes de Almeida Ferrer, na sessão do dia 17 de março.

Prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita de Castro, será julgada por videoconferência nesta terça-feira

O processo mais esperado e de maior repercussão é o que trata do Recurso Eleitoral sob o Nº 0600531-66.2019.6.18.0000, originário da Justiça Eleitoral de São Raimundo Nonato, da 13ª Zona Eleitoral. Esse processo é sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral de Nº 554-27, a qual trata de Abuso de Poder Econômico/Político, Conduta Vedada, Captação Ilícita de Sufrágio , Oferecimento de Vantagens Eleitorais (poços tubulares, reformas, barragens).

A ação foi julgada parcialmente procedente na origem, inclusive com aplicação de multa e cassação de diplomas de políticos eleitos, a exemplo da prefeita, Carmelita de Castro SIlva (Progressistas) e do seu vice-prefeito, Beto Macedo (PT). A prefeita é esposa do deputado estadual, Hélio Isaias (também do Progresstas), este, consta do processo eleitoral em situação que lhe é bastante desfavorável, pois além de ter seu mandato ameaçado ainda tem o da sua esposa, bem como de outrosw correligionários.

Foto: DivulgaçãoCarmelita de Castro, prefeita de São Raimundo Nonato: TRE-PI decidirá nesta terça-feira se ela perderá ou não o mandato
Carmelita de Castro, prefeita de São Raimundo Nonato: TRE-PI decidirá nesta terça-feira se ela perderá ou não o mandato

Esse julgamento traz maior tensão à prefeita Carmelita de Castro, que já deve estar em tensão permanente com a Pandemia do Coronavírus que causa transtorno em qualquer cidade, imagine em São Raimundo Nonato, que fica a mais de 500 KM de distância em relação a capital Teresina onde tem uma assistência hospitalar em situação menos crítica do que no interior do Estado. Potanto, esse deve ser o fato de maior repercussão política do Piauí, a partir da próxima semana, que já está tirando o sono de muitos.

#TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS!

Fonte: JTNEWS

Comentários