TRE-PI inicia a implantação do Processo Judicial Eletrônico nas Zonas Eleitorais

Entre os dias 06 e 10 de agosto serão realizados os treinamentos dos servidores que atuarão no sistema em Teresina e Campo Maior

A Justiça Eleitoral do Piauí inicia em agosto a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Entre os dias 06 e 10 de agosto, serão realizados os treinamentos dos servidores que atuarão no sistema em Teresina e Campo Maior, as localidades serão as primeiras a operar no PJe.

Na primeira etapa, cerca de 27 das 82 Zonas Eleitorais do Estado começarão a utilizar integralmente o novo sistema de acesso a processos judiciais eleitorais.

O PJe é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável. Ele vem sendo implantado gradualmente na Justiça Eleitoral desde 2015, quando começou a ser utilizado inicialmente para a tramitação de algumas classes processuais originárias do TSE.

Foto: DivulgaçãoProcesso Judicial Eletrônico
Processo Judicial Eletrônico

Aos poucos, mais classes foram sendo incluídas, na medida em que o sistema passou a ser utilizado também pelos TREs. Em 2019, acontecerá a vez da primeira instância. 

Em setembro, o sistema alcançará as localidades do interior que também dispõem de uma boa capacidade de conexão. No mês seguinte, o PJe será implementado em zonas de médio porte, onde a capacidade de conexão com a internet gire em torno de 2 MB, e, em novembro, serão implementados nas zonas que dispõem de pelo menos 1 MB de conexão.

Por fim, em dezembro, passarão a operar o PJe as zonas eleitorais de localidades com menor capacidade de comunicação, onde a conexão se dará via satélite.

Devido à existência de comunidades com maior dificuldade de acesso à internet, está sendo desenvolvida a versão 2.1 do PJe, que já está no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para validação. 

Fonte: com informações do TRE-PI/

Comentários