Tragédia na Polícia Penal do Ceará: Policial tira a vida de colega e em seguida comete suicídio

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais Penais do Ceará, Wendell Gondim teria tido um surto psicológico e atirado contra o colega Glauber Monteiro no local de trabalho de ambos

Na madrugada deste sábado (06/11), o policial penal Wendell Gondim foi encontrado morto após ter assassinado seu colega de trabalho, Glauber Monteiro, no presídio de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza no Ceará.

Foto: Divulgação/SindppenAs mortes dos agentes aconteceram durante a madrugada deste sábado
Policiais Penais Wendell Gondim e Glauber Monteiro 

De acordo com a Nota do SINDPEN-CE, Wendell Gondim Cruz teria tido um surto psicológico e atirado contra o colega Glauber Monteiro Peixoto. Saiu da Unidade de Polícia Penal e cometeu suicídio nas imediações da Praia de Iracema em Fortaleza.

Por meio de Nota, o Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (SINDPEN-CE) lamentou as mortes e alertou sobre as condições de trabalho dentro das unidades de Polícia Penal no Ceará.

"Para a direção da entidade, as licenças médicas bateram recorde. Os atestados médicos são constantes e muitos policiais penais estão doentes com problemas psicológicos", diz o SIndicato por meio de Nota oficial.

Confira a nota na íntegra 

"O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) lamenta a morte de dois policiais, Glauber Monteiro Peixoto e Wendell Gondim Cruz  durante o trabalho nesta madrugada de sábado na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo em Pacatuba.

Foto: Reprodução/YoutubeA presidente do Sindicato de Policiais Penais do Ceará (SINDPPEN-CE), Joélia Silveira
A presidente da Entidade Joélia Silveira está consternada com a tragédia, ela que, inclusive trabalhou com ambos os colegas

Segundo informações da categoria, o Policial Penal Wendell Gondim teria tido um surto psicológico e atirado contra o colega Glauber Monteiro. Saiu da unidade e realizou suicídio nas imediações da Praia de Iracema.

A direção do Sindppen-Ce tem chamado atenção da sociedade sobre as condições de trabalho nas unidades penintenciárias que tem tido assédio moral como uma constante nas relações de trabalho. Este fato está levando a um alto número de licenças médicas e desde o ano de 2020, já ocorreu quatro suicídios envolvendo policiais penais.

A direção do Sindppen-Ce publicou uma cartilha sobre TRABALHO DECENTE para o Dia do Servidor, mas encontra-se com o livro acesso as unidades prisionais cerceada devido ao posicionamento público acerca de um vídeo sobre os excessos durante um treinamento de policiais penais. 

Para a direção da entidade, as licenças médicas bateram recorde. Os atestados médicos são constantes e muitos policiais penais estão doentes com problemas psicológicos.

O número de suicídios dentro da categoria tem chamado atenção e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já notificou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará sobre a necessidade de um plano emergencial para o sistema penitenciário do Ceará.

Houveram muitos avanços no estado na questão da infraestrutura do sistema penitenciário, deste de 2016  aumentou mais de R$ 100 milhões no orçamento da SAP, segundo o diretor do Sindppen-Ce, Alex Araújo.  Com isso, foi criado o fundo penitenciário. Investiram em novas viaturas, avançaram na questão da disciplina dos presos e no controle das facções.

Contudo, na questão do tratamento dos servidores do sistema, temos um retrocesso que, nunca antes, dentro do sistema penitenciário cearense, havia ocorrido. Isso é o retrato de uma visão não humanizada nos plantões das unidades prisionais".

Fonte: JTNEWS

Comentários