Todos os Policiais Penais de Picos já estão sendo submetidos ao teste para COVID-19

Secretário da Justiça, Carlos Edilson, determinou às direções dos presídios de Picos que todos os servidores devem ser testados para COVID-19 e não apenas os que apresentarem sintomas

O secretário da Justiça do Piauí, Carlos Edilson Rodrigues, autorizou que os estabelecimentos penais de Picos [unidades masculina e feminina], ambas executem os testes para a COVID-19 em todos os Policiais Penais, haja vista solicitação dos servidores com justificativa bastante razoável, considerando que apenas alguns deles estavam sendo submetidos ao teste para detecção da infecção do coronavírus.

Foto: Divulgação/SejusCentral de Alternativas Penais
Carlos Edilson - na foto: inauguração da Central de Alternativas Penais no TJ; presenças do governador Wellington e Sebastião Martins presidente do TJ-PI

Durante a reunião do Conselho Penitenciário do Estado (CPEPI) realizada na tarde desta terça-feira (14/7), o presidente do Conselho [que é o secretário da Pasta da Justiça], Carlos Edilson, informou ao colegiado e especialmente aos conselheiros, policiais penais, Jacinto Teles e Vilobaldo Carvalho, que, respectivamente são diretores do AGEPEN-PI e do SINPOLJUSPI, que essa demanda reivindicada pelos servidores já havia sido resolvida desde o sábado passado (12/7), sendo que que já nessa segunda-feira (13) os testes já estavam sendo realizados.

Há informações de servidores lotados na Penitenciária Regional José de Deus Barros em Picos, que vários servidores já estão testados positivamente para COVID-19, fagto que aumenta a preocupação dos policiais penais ali lotados, já que a superlotação é enorme de presos no estabelecimento penal masculino e a quantidade de servidores é muito aquém do necessário em um estabelecimento penal naquelas condições.

Principalmente se for considerado que a estrutura arquitetônica é antiga e não contribui para um melhor aproveitamento das ações dos porfissionais da Execução Penal do local. Já há comentários de que aproximadamente a metade de um plantão está acometida de COVID-19.

Presidente da Associação dos Policiais Penais denuncia fato gravíssimo em Picos 

O presidente da Associação dos Policiais Penais do Estado do Piauí (AGEPEN-PI), Marcos Paulo Viana Furtado,  informou ao JTNEWS que está sendo formulada pela Entidade classista, à Secretaria de Estado da Justiça, diretamento ao titular da Pasta, Dr. Carlos Edilson, que existem, vários servidores lotados na Penitenciária José de Deus Barros que e não trabalham há vários anos.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsProf. Marcos Paulo - defende cursos específicos de como o Policial Penal usar sua arma fora do serviço
Presidente da AGEPEN-PI, Marcos Paulo pede abertura de PAD para apurar situação imoral de policiais fantasmas em penitenciárias, uma minoria que tem apoio de chefes imediatos

E o que é pior essas irregularidades contam com a cumplicidade de importantes membros da direção do Estabelecimento Penal de Picos.

Existem servidores que recebem todas as gratificações, inclusive, adicional noturno, extraordinário, auxílio alimentação e insalubridade e há vários anos não vão sequer visitar o plantão onde deveriam estarem tarbalhando, o que caracteriza não apenas ilegalidade e imoralidade, mas uma ação esdrúxula e criminosa. 

Para o presidente da Associação dos Policiais Penais do Piauí, Marcos Paulo Furtado, que ouvido pela Redação do JTNEWS disse: "é uma imoralidade o cidadão receber sem trabalhar, estando em plenas condições de desempenhar suas funções, e a situação é mais grave, quando tem a aquiscência dos seus chefes imediatos, é no mínimo algo que a Secretaria da Justiça precisa abrir imediatamente um procedimento administrativo disciplinar para apurar a responsabilidade de todos os envolvidos, assegurando-lhes o devido processo legal e o contraditório, obviamente, e ao final punir a todos que contribuíram para essa ação ilícita", declarou Marcos Paulo.

Fonte: JTNEWS

Comentários