TJ-PI define lista tríplice para escolha de novo desembargador

O novo integrante da Corte ocupará a vaga destinada ao Quinto Constitucional, preenchida por membros da Advocacia e do Ministério Público

Na manhã desta segunda-feira (13/12), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu a lista tríplice que será enviada ao governador Wellington Dias (PT) para a escolha do novo desembargador.

Foto: Reprodução/Thiago AmaralFachada da nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí
Fachada da nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí

O escolhido ocupará a vaga destinada ao Quinto Constitucional, preenchida por membros da Advocacia e do Ministério Público, substituindo o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que deixou o poder judiciário ao se aposentar no último mês de outubro. 

Foram escolhidos três dos seis nomes aptos à vaga: José Wilson de Araújo (18 votos); Agrimar Rodrigues (15 votos); Francisco Campelo Filho (10 votos).

Após a conclusão da fala de cada candidato, os 19 desembargadores iniciaram a votação para a escolha da lista tríplice. No seu pronunciamento, o desembargador Raimundo Nonato Alencar elogiou os candidatos à vaga e ainda reforçou a dificuldade da sua decisão. 

“Não há entre eles nenhum com menos de duas décadas de profissão, são todas pessoas experientes, são profissionais de conduta reconhecidíssima e confesso que tive muita dificuldade para poder escolher três nomes”, diz o desembargador Raimundo Alencar que votou em Hildeth Leal, José Wilson e Francisco Campelo Filho.  

Eleição 

No dia 06 de novembro, os advogados piauienses definiram o nome de 12 advogados indicados para o preenchimento da vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí. Cerca de 4 mil eleitores participaram da eleição e escolheram 12 dos 18 candidatos à vaga.

Lista Sêxtupla

A relação dos 12 mais votados foi enviada para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, seccional Piauí), que, por sua vez, definiu a lista sêxtupla  através do Conselho Secional. O processo seguiu para o TJ-PI, onde ocorreu a votação para a definição da lista tríplice. 

Fonte: JTNEWS

Comentários