Teresina terá dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (16)

A solenidade acontecerá na UBS Leônidas Antônio Deolindo, no bairro Saci e contará com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Teresina foi escolhida para sediar, no próximo sábado (16/10), a abertura do dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. A solenidade acontecerá na UBS Leônidas Antônio Deolindo, no bairro Saci, zona Sul da capital, e contará com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Foto: Ascom/FMSDia D da Campanha Nacional de Multivacinação
Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

A campanha se iniciou no dia 1º de outubro e tem por objetivo regularizar a situação vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos. Para isso, as salas do município estão oferecendo as vacinas da rotina, a fim de resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais.

A técnica da Diretoria de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ayla Calixto reforçou para que não deixem de levar o cartão de vacinação.

“Convidamos todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos que não tomaram a vacina do esquema de rotina, ou que esteja com alguma vacina atrasada, para comparecer a uma de nossas salas de vacina”, disse.

“Isso porque cada vacina tem sua peculiaridade, e com o cartão o profissional vai saber como administrar, o que pode dar naquele momento segundo fatores específicos”, explica.

A estratégia de multivacinação foi adotada em 2012 e é realizada em um período determinado e curto espaço de tempo todos os anos. As recomendações são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis.

Doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso, as doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens,explica Gilberto Albuquerque.

Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

Dia D: 16/10/2021                          
Horário: 8h às 17h

Postos de Vacinação

Zona Sul

- UBS Leônidas Antônio Deolindo (Saci)
- UBS Maria De Jesus Carvalho  (Porto Alegre)
- UBS Cristo Rei
- UBS Dr. Francílio Ribeiro De Almeida (Angelim)

Zona Norte

- UBS Cecy Fortes
- UBS Santa Maria Da Codipi
- UBS Buenos Aires
- UBS Dr. Marcos Guedes (Nova Teresina)
- UBS Dr. Antônio Noronha/Parque Brasil

Zona Leste

- UBS Vila Bandeirante
- UBS Dr. Américo De Melo Castelo Branco (Sta. Isabel)
- UBS Piçarreira
- UBS Maria Dulce Da Cunha Sena (São João)
- UBS Mama Mia

Zona Sudeste

- UBS N. Senhora Da Guia
- UBS Pe. Mário Roche (P. Esperança)
- UBS Alto Da Ressurreição
- UBS Dr. Reginaldo M. Castro (Renascença)
- UBS Dr. Helvídio Ferraz (Todos Os Santos)

Fonte: JTNEWS

Comentários