Teresina passa a contar com assistente virtual para avaliar pacientes com sintomas da COVID-19

O sistema, viabilizado por meio de uma parceria entre a FMS e o Instituto Votorantim, irá avaliar o relato do paciente e indicar o serviço de saúde que ele deve buscar de acordo com seus sintomas

A partir de agora, os moradores de Teresina que tiverem sintomas da COVID-19 ou dúvidas sobre a doença podem contar com um programa de inteligência artificial complementar ao Alô Saúde Teresina, serviço de atendimento por telefone.

Foto: Andre PennerPessoas com máscaras de proteção contra o Novos Coronavírus
Pessoas com máscaras de proteção contra o Novos Coronavírus

O sistema, viabilizado por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Instituto Votorantim, irá avaliar o relato do paciente e indicar o serviço de saúde que ele deve buscar de acordo com seus sintomas.

O serviço está disponível no site da FMS https://fms.pmt.pi.gov.br/, na aba “Perguntas sobre o Coronavírus”, que fica no canto inferior direito da tela e funciona 24 horas por dia. “O primeiro contato do paciente é com um robô, que faz uma triagem do caso e define que atitude tomar dependendo da situação clínica, como por exemplo procurar uma UBS ou uma UPA”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS.

“Além de identificar quais são os estabelecimentos de saúde que ela deve procurar, a ferramenta possibilita que se tire dúvidas em relação ao Novo Coronavírus”, ressaltou.

De acordo com o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, a parceria permite que Teresina amplie o acesso à saúde, diminua a circulação de pessoas na cidade, evitando a exposição delas ao vírus.

“Com essa tecnologia, a população tem acesso a informações qualificadas na internet, baseadas nos protocolos de enfretamento à COVID-19. Tudo isso aumenta a capacidade de atendimento, com maior eficiência e com otimização dos trabalhos”, finaliza.

Além de Teresina, mais sete municípios foram selecionados, por meio de processo seletivo, para participarem do programa de inteligência artificial: Ananindeua (PA), Aracaju (SE), Caruaru (PE), Cuiabá (MT), Maringá (PR), Mauá (SP) e São Bernardo Campo (SP).

Fonte: JTNEWS

Comentários