Teresina ganhará um Centro de Tecnologias Aplicadas em Eficiência Urbana

O objetivo é identificar aplicações tecnológicas dentro do município nas relações com os cidadãos, infraestruturas tecnológicas e soluções de saneamento entre outros

Teresina vai ganhar um Centro de Tecnologias Aplicadas em Eficiência Urbana (CTA), que tem como foco testar metodologias que busquem soluções inovadoras para as cidades brasileiras.

Foto: PMTFirmino Filho assinou, em Brasília, um acordo de cooperação técnica e científica com o MCTIC
Firmino Filho assinou, em Brasília, um acordo de cooperação técnica e científica com o MCTIC

Para garantir a execução do projeto piloto no país, o prefeito Firmino Filho assinou, nesta terça-feira, em Brasília, um acordo de cooperação técnica e científica com o Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A capital piauiense foi escolhida para a implantação do projeto pelo fato de já desenvolver o Programa THEch, uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e a Softex, que visa o desenvolvimento de soluções inovadoras e a promoção do empreendedorismo, criando um ecossistema de fomento ao desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Por meio do programa, está sendo implantado um espaço de coworking, fablab e incubadora de startups.

“A ideia desse acordo é a conjugação de esforços para a identificação e difusão de tecnologias aplicadas à eficiência urbana, para que os municípios possam desenvolver estratégias para tornarem-se Cidades mais Sustentáveis, Humanas, Resilientes e Inteligentes, melhorando assim a qualidade de vida da sua população", informou o prefeito.

"Teresina foi a escolhida para a implantação do projeto piloto e, posteriormente, será exportado o modelo implantado na nossa capital para outras cidades. Para garantir uma sinergia entre os projetos, o CTA-Teresina será implantando na mesma praça em que está sendo desenvolvido o Programa THEch”, ressaltou.

Por meio do CTA, o objetivo é identificar aplicações tecnológicas dentro do município nas relações com os cidadãos, infraestruturas tecnológicas e soluções de saneamento; drenagem urbana, de segurança viária, sistemas energéticos; saúde; educação; de mobilidade; e de edificações ecossustentáveis.

O CTA fornecerá aos municípios relatórios de avaliação de aplicações de tecnologias para soluções inteligentes e sustentáveis em cidades, alimentados por dados coletados a partir de dispositivos de monitoramento ativos em ambiente real.

Além disso, eles serão analisados quanto à sua aplicação em larga escala, mediante simulação e prospecção de estratégias para a implementação de políticas públicas de gestão e modernização das infraestruturas locais.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários