Teresina completa 169 anos, mas continua uma cidade menina

Serão realizadas solenidades tradicionais como a missa na Igreja Nossa Senhora do Amparo, Sessão Solene na Câmara Municipal e o corte do bolo

Nesta segunda-feira (16), Teresina completa 169 anos de sua fundação esta que foi a primeira capital planejada do Brasil; sua edificação teve início em outubro de 1852, a partir da região em que atualmente fica localizado o bairro Poti Velho, zona Norte da Cidade.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSMonumento em homenagem ao Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios: Poti Velho e Parnaíba
Monumento em homenagem ao Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios: Poti Velho e Parnaíba

Neste dia foi oficializada a transferência da capital da então Província do Piauí, de Oeiras para a Vila do Poti. A mudança deveu-se a razões econômicas, por estar a Vila do Poti mais bem localizada do que a antiga cidade.A primeira construção edificada em Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro da Capital.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSIgreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo

O responsável pela mudança foi  José Antônio Saraiva, que era o presidente da Província. Ele sugeriu que a nova cidade fosse batizada de Teresina, como homenagem a Imperatriz Teresa Cristina.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSTeresina 168 anos
Teresina 168 anos

Teresina é a terra natal de importantes artistas e intelectuais brasileiros, como o poeta Torquato Neto (1948-1972), o jornalista Castelo Branco (1920-1993) e o bailarino Alef Albert (1994).

Orquestra Sinfônica de Teresina na musicalidade do “imortal Dominguinhos"

Música: Teresina, de José Rodrigues e Aurélio Melo, na interpretação de Dominguinhos, in memorian.

Este ano serão realizadas as solenidades tradicionais como a missa na Igreja Nossa Senhora do Amparo, Sessão Solene na Câmara Municipal e o corte do bolo. Segundo a Prefeitura, todos os eventos seguirão protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. 

Fonte: JTNEWS

Comentários