Teresina chega a 580 casos confirmados de COVID-19

Os dados indicam que para cada pessoa infectada na capital, existem outras 52 não notificadas

Teresina registrou nesta terça- feira (05) 40 novos casos de COVID-19, totalizando 580 pessoas com a doença. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi).

Foto: ReutersA Prefeitura de Teresina vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo Novo Coronavírus
Da primeira etapa da pesquisa para a segunda houve um crescimento de 59% no número de infectados

“As medidas de isolamento social continuam sendo a ferramenta mais importante no controle das pandemias, como o Coronavírus. Quando analisamos os casos da capital do Piauí percebemos uma diferença notória entre as demais capitais do Nordeste, principalmente nossos vizinhos Maranhão e Ceará", disse o  o infectologista da FMS de Teresina, Carlos Gilvan Nunes.

Mesmo sabendo que cada município tem sua particularidade em termos de fluxo de pessoas, Calos Gilvan afirma que a adoção de medidas de isolamento social, quando feito em momento oportuno, pode resultar na diminuição de números de casos. 

"A quantidade de casos e óbitos da cidade poderia ser bem maior se não estivéssemos fazendo todos os esforços no sentido de manter o isolamento social. É uma tarefa árdua, mas ela não deve ser interrompida”, explica o infectologista.

O índice de isolamento social em Teresina vem oscilando nos últimos dias, tendo registrado percentuais abaixo de 50%. Nesta segunda-feira (04), esse índice ficou em 46,8%.

De acordo com pesquisa de investigação sorológica com teste para COVID-19, encomendada pela Prefeitura de Teresina, cerca de 12.492 pessoas devem estar infectadas pelo novo coronavírus na capital. 

Da primeira etapa da pesquisa para a segunda houve um crescimento de 59% no número de infectados. Já da segunda para terceira, o aumento foi de 62%.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários