Terceira parte: advogado Jacinto Teles, fala sobre pontos da PEC da Relevância que devem ser levados em consideração
A alteração constitucional acerca da interposição do Recurso Especial no STJ, ao estabelecer um rol de 5 hipóteses de relevância presumida, torna o Recurso Especial extremamente seletivo e excludenteNesta sexta-feira (19/06), o JTNEWS traz a terceira parte do especial sobre a PEC da Relevância, promulgada pelo Congresso Nacional no último dia 15 de julho, como a Emenda Constitucional 125/2022. O advogado e jornalista, Jacinto Teles, continua a exposição acerca da PEC, que altera o artigo 105 da Constituição da República.
Jacinto Teles dá enfoque ao inciso VI do parágrafo 3º da Emenda Constitucional em que trata sobre “outras hipóteses previstas em lei."(NR)” elencadas no parágrafo 2º que traz cinco hipóteses de relevância presumida.
Segundo o advogado, o trecho não ficou claro, pois garante que ações cujo valor de causa ultrapasse 500 salários mínimos estariam abarcadas e questiona sobre as demais que poderiam beneficiar a parte que comprovar hiposuficiência, dificultando assim a prestação jurisdicional no "Tribunal da Cidadania" notadamente àqueles que não detém poder aquitivo.
Confira a 3ª parte deste especial acerca da PEC da Relevância, com o advogado e jornalista, Jacinto Teles:
Links para assistir a Primeira e Segunda parte da exposição.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Povoado Peixe em Massapê do Piauí comemora início da obra de calçamento autorizada pela Secretaria do Agronegócio
-
Justiça
Sociedade Contemporânea: Congresso Internacional de Relações de Trabalho alerta sobre precarização do trabalho
-
Justiça
Valor de seguro de vida resgatável pode ser penhorado quando sacado pelo próprio segurado, decide STJ
-
Segurança Pública
STF restabelece adicional de periculosidade de guardas municipais de Santo André em São Paulo
-
Política
Aposta de Rafael Fonteles em blindar o ex-secretário de Saúde, Antônio Luiz, na Segurança Pública é no mínimo temerária