TCE-PI flagra falhas graves no controle de medicamentos em Jatobá do Piauí e multa secretária de Saúde
O Tribunal também apresentou recomendações estruturais, como criação de uma unidade exclusiva para gestão farmacêutica, implementação de sistema informatizado atualizado.A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou procedente uma inspeção realizada na Prefeitura Municipal de Jatobá do Piauí, referente ao exercício de 2024, que avaliou a gestão dos estoques de medicamentos e insumos hospitalares da Secretaria Municipal de Saúde. O órgão identificou uma série de irregularidades estruturais e operacionais, apontando falhas que comprometem a governança da assistência farmacêutica no município.
A fiscalização constatou a ausência completa de uma Política de Assistência Farmacêutica formalmente estabelecida, inexistência de unidade administrativa específica para gerenciar o setor e falta de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) constituída (elementos considerados essenciais para o planejamento e controle adequado dos medicamentos distribuídos à população).
Os auditores também verificaram problemas graves nas unidades de saúde, como medicamentos armazenados em contato direto com paredes e solo, falta de controle de temperatura e umidade, inexistência de extintores de incêndio válidos e ausência de informações públicas sobre os estoques no site da prefeitura, medida obrigatória pela legislação federal.
Diante das irregularidades, o Tribunal decidiu aplicar multa de 300 UFR-PI à secretária municipal de Saúde, Alzira Teixeira de Oliveira, responsável direta pela área. A decisão foi unânime e acompanhou o parecer do Ministério Público de Contas.
Além da multa, o TCE-PI expediu alertas à gestão atual, reforçando a necessidade de corrigir as falhas identificadas, especialmente no cumprimento da legislação sobre assistência farmacêutica, presença obrigatória de farmacêuticos na dispensação de medicamentos e transparência quanto aos estoques disponíveis.
O Tribunal também apresentou recomendações estruturais, como criação de uma unidade exclusiva para gestão farmacêutica, implementação de sistema informatizado atualizado, reorganização dos espaços físicos, contagem periódica de estoques e elaboração de um plano de manutenção predial para evitar riscos estruturais nas unidades de saúde.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação contra traficantes na cidade de Santa Cruz do Piauí
-
Justiça
Ex-PM acusado de matar radiologista em Teresina vai a Júri Popular nesta quarta (10) seis anos depois do crime
-
Justiça
STF inicia nesta quarta (10) julgamento sobre Lei do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Justiça
TCE-PI flagra falhas graves no controle de medicamentos em Jatobá do Piauí e multa secretária de Saúde
-
Justiça
STF ouve defesas dos réus do Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Economia
Pix bate novo recorde com 313,3 milhões de transações em um só dia