TCE-PI aponta falhas e aprova com ressalvas as contas do prefeito de Assunção do Piauí
A defesa do prefeito, representada pelo advogado Thiago Feitosa Nunes Sá, argumentou que as inconsistências apontadas são de natureza formal e contábil, não comprometendo a governança municipal.A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou com ressalvas a prestação de contas do prefeito de Assunção do Piauí, Antônio Luiz Neto, referente ao exercício financeiro de 2023. A decisão foi tomada de forma unânime em sessão virtual realizada entre os dias 17 e 21 de março de 2025.

Entre as falhas apontadas pelo parecer prévio do TCE-PI, destacam-se a ausência de arrecadação da receita própria do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), descumprimento da aplicação mínima de 15% dos recursos da complementação-VAAT do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em despesas de capital e falhas contábeis na classificação de receitas. Além disso, o relatório apontou divergências entre os valores dos créditos adicionais contabilizados e os publicados na imprensa oficial, inconsistências no registro da receita do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e problemas na transparência das contas públicas.
Diante dessas falhas, o Tribunal recomendou que a atual gestão corrija as irregularidades e observe dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), da Constituição Federal e de normativas estaduais e do próprio TCE-PI. A relatora do processo foi a conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, acompanhada pelos conselheiros Abelardo Pio Vilanova e Silva e Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins.
A defesa do prefeito, representada pelo advogado Thiago Feitosa Nunes Sá, argumentou que as inconsistências apontadas são de natureza formal e contábil, não comprometendo a governança municipal. O Ministério Público de Contas, representado pelo procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos, também se manifestou sobre o caso, tendo posicionamento parcialmente concordante com o voto da relatora.
Com a decisão do TCE-PI, caberá agora à Câmara Municipal de Assunção do Piauí o julgamento final das contas do prefeito Antônio Luiz Neto.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça condena Latam a pagar indenização após passageira passar noite em saguão por falha em voo
-
Geral Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e destaca combate à fome e desigualdade
-
Segurança Pública Bandido morre em troca de tiros após tentar roubar fazenda no Sul do Piauí
-
Política Gestão da frota em Isaías Coelho (PI) acumula R$ 3,5 milhões em gastos sem comprovação; prefeito é multado
-
Segurança Pública Polícia fecha baile de reggae comandado por membro do Bonde dos 40 na Vila Dagmar Mazza
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Segurança Pública Acusado de aplicar golpe do falso advogado no Maranhão é preso em Teresina
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política Ronaldo Caiado debocha de Ciro Nogueira como possível vice de Tarcísio: “é vergonhoso”