TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagamento de servidores
Decisão foi assinada pelo presidente da Corte, conselheiro Kennedy Barros, após pedido da Prefeitura.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) desbloqueou, nesta quinta-feira (26), parte das contas da Prefeitura de Teresina para viabilizar o pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro. A decisão foi assinada pelo presidente da Corte, conselheiro Kennedy Barros, e permite exclusivamente o uso dos valores destinados à folha salarial, mantendo suspensas outras despesas até a apresentação de justificativas detalhadas e planilhas com valores específicos.

O desbloqueio foi decidido após reunião realizada pela manhã entre representantes da Prefeitura e o TCE-PI. O secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, a secretária de Finanças, Mônica Gardênia Brito Galvão, e o procurador-geral do município, Ricardo Martins, formalizaram o pedido de liberação.
A solicitação foi feita presencialmente por volta das 10h e registrada no sistema de protocolo do Tribunal às 11h50. O bloqueio das contas havia sido determinado na última segunda-feira (23), após denúncia da Comissão de Transição sobre possíveis riscos à moralidade e à transparência administrativa.
Apesar da liberação parcial, Kennedy Barros destacou que os demais pagamentos só serão autorizados mediante apresentação de detalhes, como os valores necessários e a justificativa para cada despesa. A Prefeitura argumentou que também precisa pagar serviços essenciais, como coleta de lixo e insumos hospitalares, mas não especificou no pedido inicial os montantes ou urgências relacionadas a essas demandas.
A decisão de bloqueio foi tomada para garantir que os recursos destinados à folha de pagamento não sejam comprometidos e fiquem dentro do exercício financeiro atual, evitando pendências para a próxima gestão. Essa preocupação foi destacada na decisão do conselheiro, que aguarda a Prefeitura informar detalhadamente os valores para outras despesas a serem autorizadas. O secretário João Henrique afirmou que, com a liberação, os salários dos servidores seriam pagos em até 60 minutos.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Suposta lista do Karnak expõe possível autoritarismo do Governo e revela bastidores do apoio de prefeitos no Piauí
-
Segurança Pública Criminosos perguntaram se jovem era de facção antes de matá-lo em Teresina, diz DHPP
-
Política Ex-prefeito de Belém do Piauí é multado por falhas em licitações e falta de transparência
-
Política Prefeitura de Santa Filomena compra medicamentos irregulares e é multada pelo TCE-PI
-
Segurança Pública Acusado de assassinar delegado Márcio Mendes é preso em Caxias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)