TCE bloqueia contas de quatro prefeituras e nove câmaras do Piauí

Segundo a decisão, os pedidos de bloqueio foram feitos pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM).

Em decisão publicada nessa quarta-feira (05), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio das contas bancárias de quatro prefeituras e nove câmaras.

Foto: Divulgação/ TCETribunal de Contas do Piauí deve analisar denúncia do presidente da Agespisa
Tribunal de Contas do Piauí deve analisar denúncia do presidente da Agespisa

As decisões dos conselheiros Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, Jaylson Campelo, Abelardo Pio, Alisson Felipe de Araújo, Kléber Dantas Eulálio e Flora Izabel são dessa terça (05) e quarta-feira (06).

Conforme a decisão, serão bloqueadas as contas das prefeituras de Novo Oriente do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Lagoa Alegre e Matias Olímpio e das câmaras de Bom Princípio, Gilbués, Lagoa do Sítio, Passagem Franca do Piauí, Rio Grande do Piauí, Ribeira do Piauí, Campinas do Piauí, Picos e Bonfim do Piauí.

Pedidos de bloqueios

Os pedidos foram feitos pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) em razão da ausência da entrega de prestação de contas, documentos e informações ao TCE/PI, atinentes ao exercício de 2021 essenciais à análise da prestação de contas do jurisdicionado, contrariando a Instrução Normativa TCE/PI Nº 07/20.

A divisão técnica ressaltou que a não entrega de prestação de contas, documentos e informações relativas ao exercício de 2021, dentro do prazo, configura nítido desrespeito ao princípio republicano da prestação de contas e ao direito do cidadão à boa administração, fundado no efetivo controle da Administração Pública.

Ainda de acordo com o TCE, as contas serão bloqueadas até que os gestores encaminhem ao Tribunal de Contas todos os documentos e informações que compõem a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2021.

Fonte: JTNEWS

Comentários