Subtenente Gonzaga destaca importância do dia 24 de junho, Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militares

Projeto de autoria do deputado federal, subtenente Gonzaga (PDT/MG), dá visibilidade e reconhecimento merecido para a importância dos policiais e bombeiros militares na garantia da paz social

Dia 24 de Junho é comemorado o Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militares, data oficializada pela Lei 13.449/2017, e sancionada pelo ex-presidente da República Michel Temer, como forma de reconhecer a atuação desses profissionais na Segurança Pública.

Foto: Divulgação/subtenentegonzagaDia 24 de Junho: Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar
Dia 24 de Junho: Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar

A data escolhida remete ao dia 24 de junho de 1997, dia em que o cabo Valério dos Santos Oliveira foi atingido, aos 36 anos, por bala perdida durante um protesto da Polícia Militar por melhores condições de trabalho e de salário, em Belo Horizonte. O militar morreu em decorrência do disparo.

Projeto de autoria do deputado federal, subtenente Gonzaga (PDT/MG), uma das principais lideranças referenciais dos policiais militares e bombeiros do Brasil, dá visibilidade e reconhecimento merecido para a importância dos policiais e bombeiros militares na garantia da paz social.

Foto: Câmara dos DeputadosDeputado Subtenente Gonzaga defendeu com maestria a derrubada do veto
Deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG)

Na justificativa do projeto, o parlamentar ressaltou que algumas profissões no Brasil possuem, em razão de suas relevâncias, uma data nacional em que se comemora o seu dia, no entanto, os policiais e bombeiros militares de instituições perenes, não possuíam uma data em que sejam reconhecidos nacionalmente.

“Ao apresentar esse projeto, escolhi o 24 de junho como uma homenagem à memória do Cabo Valério dos Santos Oliveira, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, que foi morto, aos 36 anos, durante uma reivindicação por melhores condições de trabalho e de salário, no dia 24 de junho de 1997”, disse.

Em suas redes sociais, o subtenente Gonzaga publicou um vídeo para celebrar a data e destacou que o movimento de 1997 foi um marco da classe, assim como da corporação.

“Trata de um dia de muito simbolismo que em reverência ao Cabo Valério homenageia os policiais e bombeiros militares do Brasil, lembrando a luta de todos nós, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que assumimos como missão de trabalho, proteger e salvar vidas e o patrimônio alheio”, destacou.

Fonte: JTNEWS

Comentários