STRANS proíbe máquina de cartão e transporte alternativo inicia greve em Teresina

Atualmente as vans fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo

Nessa quarta-feira (20), a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), emitiu ofício no qual proíbe “o uso de todos os ControlCIT (máquina de passar o cartão vale transporte e estudantil dos passageiros) utilizados pelos permissionários dos [transportes] Alternativos da capital”.

Foto: DivulgaçãoAtualmente as vans fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capitald
Atualmente as vans fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital

Devido a decisão, as 40 vans que atendem as quatro regiões de Teresina, facilitando a mobilidade da população, ficarão sem essa ferramenta, pois estarão bloqueadas a partir das 00h desta quinta-feira (21).

Conforme o atual presidente do Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI), Trajano Paulo, a decisão causou surpresa. 

“Nós fomos pegos de surpresa com esse ofício dizendo que todos o Control CIT estão bloqueados a partir de meia-noite. Fica inviável operar desta forma. Hoje dificilmente as pessoas andam com dinheiro, paga-se a viagem é com cartão e o que mais nos intriga é que foi uma decisão sem nenhum aviso, apenas mandaram bloquear e as vans não poderão usar mais”, disse 

Com isso, os micro-ônibus não vão mais circular até que o impasse seja revisto, o que acaba prejudicando o teresinense, uma vez que até mesmo motoristas e cobradores dos ônibus farão nova paralisação nesta quinta-feira (21/10), deixando a cidade completamente sem transporte público disponível para a população.

“A gente vai às 9 horas ao SETUT para ver que decisão é essa. De repente é uma coisa mesmo que a gente não sabe. O que a gente entende é que a STRANS não pode fazer isso. A categoria vai parar forçadamente, porque não tem como rodar com o passageiro sem pagar a passagem com cartão. A Strans não nos comunicou nada, apenas mandou o Setut bloquear as máquinas. Vamos à Strans amanhã para ver como se resolve”, comenta.

Atualmente as vans fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo. As linhas que passam pelos shoppings rodam das 5h às 23h enquanto as demais circulam das 5h às 19h.

Soma-se a isso uma relação de proximidade maior que acaba se desenvolvendo entre o passageiro e o vanzeiro, a facilidade de as vans pararem em locais próximos à casa dos usuários e a rapidez nas viagens. “Tudo isso pode ficar comprometido com essa decisão da prefeitura”, finaliza Trajano.

Fonte: JTNEWS

Comentários