STJ afasta governador do Tocantins, Mauro Carlesse, por seis meses

Ação conjunta com STJ e MP apura vantagens indevidas ligadas ao plano de saúde de servidores e obstrução de investigações

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal realizam na manhã desta quarta-feira (20) uma operação para apurar uma organização criminosa suspeita de impedir ou obstruir investigações sobre atos ilícitos relacionados à cúpula do governo do Tocantins.

Foto: DivulgaçãoMauro Calesse
Mauro Carlesse

Entre os alvos da ação estão o governador do estado, Mauro Carlesse (PSL), e o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

Duzentos e oitenta policiais federais cumprem 57 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, entre eles a residência do governador e o Palácio Araguaia, sede do governo do estado.

A PF informou que cumpre também 50 medidas cautelares, como a suspensão do exercício das funções públicas, expedidas pelo STJ em Palmas, Gurupi, Porto Nacional, no Tocantins; Minaçu e Goiânia, em Goiás; Brasília e São Paulo.

Segundo o STJ, os inquéritos tramitam sob sigilo na Corte Especial do tribunal e apontam fortes indícios de pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins. As investigações também indicam haver uma estrutura montada para a lavagem de ativos e o desvio de recursos públicos para o patrimônio dos investigados.

As investigações tiveram início há cerca de dois anos. De acordo com o STJ, a apuração mostrou que há um “vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado para permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados”.

Segundo a PF, o governo do Tocantins retirou indevidamente delegados responsáveis por inquéritos que mencionavam membros da cúpula do estado envolvidos em suspeitas de irregularidades.

"Há ainda fortes evidências da produção coordenada de documentos falsos para a manutenção dos interesses da organização criminosa", informou a corporação.

Fonte: JTNEWS com informações do R7

Comentários