STF considera válida lei do DF que garante atendimento de idosos em creches para crianças
À época 92005) o governador Joaquim Roriz [já falecido] ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido liminar, para suspender a validade da Lei 3.593/05 que favoreceu aos idososNa ADI 3534, governo do Distrito Federal questionava a Lei distrital 3.593/2005, que autoriza o atendimento de idosos em creches, sob o argumento que esses estabelecimentos se destinam por lei ao atendimento de crianças entre zero e seis anos de idade e que é incompatível atender devidamente às crianças e aos idosos. A norma distrital, no entanto, teve a sua validade confirmada pelo STF.

O governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz [já falecido], em 2005 entrou com ADI, para suspender a lei distrital que autoriza o atendimento de idosos em creches, conforme a Lei 3.593/05 promulgada pela Câmara Legislativa do DF.
Na ação, o governador argumentava que as creches são destinadas por lei ao atendimento de crianças entre zero e seis anos de idade e que é incompatível atender devidamente às crianças e aos idosos, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

O chefe do Executivo do DF àquela época argumentou ainda qua a lei feria o princípio do Pacto Federativo, pois os deputados distritais teriam invadido competência privativa da União para legislar sobre proteção à infância e juventude.
Portanto, com a divugação de ontem (10) sobre o resultado do julgamento, o STF declara que a Lei 3.593/05 promulgada pela Câmara Legislativa do DF, permanece em vigor, sendo declarada constitucional, por ter sido julgado improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade, cujo relator foi o ministro Marco Aurélio de Melo.
Fonte: JTNews, com informações do Supremo Tribunal Federal
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Homem é preso acusado de agredir companheira de 13 anos em Jaicós (PI)
-
Política Empresa de energia solar é contratada por R$ 1,3 milhão para dedetização em Barras (PI)