SOLIDARIEDADE: esta é a principal vacina neste momento para salvar vítimas da COVID-19 em Manaus
A iniciativa do governador Wellington Dias (PT-PI), de mobilizar outros estados para garantir ajuda humanitária ao Amazonas, é mais do que solidariedade é uma emergência de saúde públicaO governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, está mobilizando outros estados para garantir ajuda humanitária ao Amazonas, que passa por uma crise no sistema de saúde, agravada pela pandemia da COVID-19.
![Wellington Dias discute com Airton Cascavel [assessor especial do Ministério da Saúde] sobre estratégia de distribuição de vacinas](/media/image_bank/2021/1/wellington-dias-discute-com-airton-cascavel-assessor-especi.jpg)
A falta de oxigênio está afetando pacientes infectados com a Covid-19 e que precisam de auxílio da respiração mecânica. O chefe do Executivo piauiense também está representando, nessa mobilização, o Fórum de Governadores do Brasil.
Wellington apresentou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a necessidade de ajustar a estratégia de transferência de pacientes para outros estados. “Ainda há pelo menos 750 pacientes graves, incluindo bebês e adultos que precisam de ajuda. Dezenove estados brasileiros já ofertaram vagas que garantem esse atendimento.
A exemplo do Piauí, o que precisamos é de aeronaves que transportem pacientes e uma equipe necessária para acompanhá-los durante o deslocamento”, explicou Dias.
Em reunião com representante do Ministério da Saúde, na sexta-feira (15), o governador do Piauí apresentou a proposta de viabilizar leitos especiais Covid na rede pública e privada para esses pacientes, principalmente na rede filantrópica. Os estados do Acre, Pará, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já manifestaram apoio.
O Piauí recebeu nove pacientes nessa sexta, que foram transferidos para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. A previsão era de que 30 amazonenses chegassem ao estado, mas a dificuldade para conseguir oxigênio inviabilizou a transferência de mais pessoas.
Confira vídeo em que Sr. Messias, paciente do HU-UFPI, fala coma a família em Manaus, auxiliado pelo psicólogo Raul:
O Piauí também enviou insumos como EPIs e testes para COVID-19 ao Amazonas. Wellington Dias defende que os estados que enviarem cilindros de oxigênio, na volta, os aviões já tragam pacientes, caso possam recebê-los.
Confira o vídeo que registra 1º momento de chegada de pacientes de Manaus em Teresina nessa sexta-feira:
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende 1,3 tonelada de pescados na BR 343 em Piripiri (PI)
-
Segurança Pública Jovem morto no bairro Santa Fé era ameaçado por membros do PCC, diz delegado
-
Segurança Pública Homem é executado a tiros em posto de combustíveis na cidade de Altos (PI)
-
Geral Corpo é encontrado boiando em lagoa na cidade de Ilha Grande (PI)
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes