Sites utilizam nome do Auxílio Brasil para aplicar golpes

Criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em dinheiro para as vítimas, mediante cadastro

Circulam mensagens via por WhatsApp, SMS ou e-mail informando que o governo federal está dando um novo Auxílio Brasil de R$ 2.500,00 por meio de transferência via Pix. Se trata de um novo golpe que vem sendo aplicados por sites.

Foto: JTNEWSAuxílio Brasil
No período, já foram bloqueadas mais de 140 mil tentativas de golpes, o equivalente a mais de 20 mil por dia, mais de 833 por hora e 13 por minuto

A vítima ainda pode receber uma mensagem com um link para que consulte se possui direito ao benefício, basta inserir alguns dados para fazer a falsa verificação.

Só na última semana, do dia 13 ao dia 20 de julho, a empresa de cibersegurança PSafe, identificou 17 sites utilizando indevidamente o nome do programa “Auxílio Brasil” para dar golpes.

De acordo com o executivo-chefe de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, no primeiro semestre de 2022, os sistemas de segurança da empresa já detectaram uma média de 55 mil tentativas por dia e 2,3 mil por hora. O golpe é chamado de “phishing”, método bastante explorado pelos cibercriminosos, principalmente pelo alto poder de disseminação.

Em alguns dos sites eles já incluem o botão compartilhar como condição para receber o falso benefício, que é para induzir a vítima a propagar o golpe mais facilmente. Para ter acesso ao benefício é preciso, obrigatoriamente, estar no Cadastro Único (CadÚnico) e este cadastro só pode ser realizado presencialmente.

Portanto, na dúvida, é recomendado que sejam consultadas as informações nos canais oficiais, e que não sejam compartilhadas mensagens, pois, mesmo que sem intenção, podem contribuir para que outras pessoas caiam no golpe.

Fonte: CNN Brasil

Comentários