Sindicato dos Urbanitários no DF realiza manifestação contra privatização da Eletrobras nesta segunda-feira (14)

A venda da Eletrobras também vai prejudicar 99,7% da população brasileira que é consumidora de energia elétrica

O Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF) convocou os trabalhadores e trabalhadoras para um ato contra a privatização da Eletrobras em frente a sede da Eletronorte em Brasília, nesta segunda-feira (14/03), a partir das 9hrs.

Em Carta aberta aos gerentes da Eletronorte, o STIU-DF pontuou que "mesmo aqueles que são favoráveis a privatização da Eletrobras, não podem enquanto brasileiros responsáveis, fechar os olhos para as inúmeras irregularidades denunciadas pelo próprio Tribunal de Contas da União – TCU, e para a forma truculenta como o governo vem conduzindo este processo, como todos puderam perceber na aprovação pela Câmara, Senado e TCU".

Reivindicações

Os trabalhadores de cada uma das seis empresas do sistema têm a suas próprias reivindicações, mas  todos estão lutando pela não privatização da Eletrobras e pelo fim da cobrança abusiva nos planos de saúde. Os eletricitários querem manter a contribuição que fazem ao plano de saúde em 10%. A Eletrobras quer subir para 40%.

Sobre a privatização, a vice-presidente da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), Fabíola Latino Antezana, explica que a direção da Eletrobras está pressionando para que o Tribunal de Contas da União (TCU) libere a venda da empresa.

Após a conclusão de todas as etapas o processo volta para o TCU analisar mais uma vez e então decidir se dá ‘martelo final’ ou não. E é somente depois disso que o governo poderá vender suas cerca de 70% das ações da empresa, deixando a Eletrobras sob o controle do capital privado.

"Companheiros e companheiras gerentes, está na hora de decidirem de que lado da história querem ser lembrados. Do lado daqueles que ajudaram a privatizar a Eletrobras, que coagiram os trabalhadores a não fazerem greve em defesa de seus empregos, ou daqueles que lutaram, ombro a ombro, com os demais trabalhadores para evitar a mais danosa privatização da história do Brasil", diz outro trecho da carta.

Entenda como a privatização de estatais como a Eletrobras vai afetar o seu bolso

As privatizações vão impactar direitamente no seu bolso e no de cada um dos milhões de brasileiros.

E isso vai acontecer porque os preços dos serviços que a estatal oferece vão aumentar assim como serão reajustados os preços de outros bens que necessitam da matéria prima – energia, gás e petróleo, por exemplo - produzida pela empresa pública.

Foto: Instagram/urbanitariosdfAto público contra a privatização da Eletrobras no último dia 28 de fevereiro
Ato público contra a privatização da Eletrobras no último dia 28 de fevereiro

Conforme o engenheiro eletricista da Eletronorte e dirigente do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), Íkaro Chaves, a Eletrobras tem 47 usinas hidrelétricas responsáveis por 52% de toda a água armazenada no Brasil. 70% dessa água são utilizadas na irrigação da agricultura.

Além dos alimentos mais caros, o população também terá de arcar com contas de luz mais altas e ainda vai sofrer com o desabastecimento, afirma Íkaro, que explica: uma usina hidrelétrica tem a “chave do rio”. Ela armazena água para que em época de seca tenha como transformar a água em energia. Mas cada gota utilizada na transformação da água em energia é uma gota a menos para o abastecimento.

Aumento das tarifas de energia

A venda da Eletrobras também vai prejudicar 99,7% da população brasileira que é consumidora de energia elétrica. A projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que as contas de luz subam, de imediato, entre 16% a 17% em todo o território nacional.

Confira AQUI a íntegra da Carta aberta aos gerentes da Eletronorte.

Fonte: JTNEWS

Comentários