Sindicato dos Policiais Penais realiza live sobre privatização do Sistema Prisional de São Paulo

A transmissão ao vivo acontece às 16 horas desta quinta-feira (27), por meio da página do Facebook e do Youtube do SINDCOP

O SINDCOP (Sindicato dos Policiais Penais e de Servidores do Sistema Penitenciário de São Paulo), realiza nesta quinta-feira (27), uma transmissão ao vivo com o tema "Sistema prisional na ALESP: Privatização e Polícia Penal", com o intuito de expor a inconsistência da proposta do Governo de São Paulo de privatizar o Sistema Prisional no Estado, principalmente com o advento da Polícia Penal já estabelecida no texto da Constituição Federal.

Foto: Divulgação/SINDICOPTransmissão ao vivo
Transmissão ao vivo

Segundo o SINDCOP, a privatização já era algo inimaginável antes mesmo da promulgação da Emenda Constitucional 104/2019, tanto os serviços fins do Sistema Prisional como todas as atividades da  Polícia Penal são indiscutivelmente serviços indelegáveis do Estado.

A transmissão da live será feita às 16h, por meio da Página do Facebook e do Youtube do SINDCOP, e contará com a participação do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), de Eduardo Piotto, diretor jurídico do SINDCOP, e Leandro Leandro, policial penal e blogueiro do Sistema Prisional, todos confirmaram participação no debate.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsGilson Barreto - presidente do Sindcop e coordenador geral da Campanha "Impossível sem Agente"
Gilson Barreto - presidente do Sindcop coordenou no ano de 2019 a Campanha "Impossível sem Agente" 

Desde que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a privatização, em janeiro de 2019, o SINDCOP imediatamente se posicionou de forma contrária.

Para o presidente da instituição sindical, Gilson Pimentel Barreto, "tem sido mais fácil para os governos tentar se livrar de suas responsabilidades do que valorizar os trabalhadores do Sistema" declarou o sindicalista que tembém é diretor da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL).

"Infelizmente, o que nós vemos dos atuais governos, é um desejo, uma vontade insana, de se livrar de suas responsabilidades, de passar à iniciativa privada, tudo o que o Estado arrecada para gerir e administrar", denuncia Gilson.

De acordo com Barreto, “as entidades representativas são excluídas da discussão. As pessoas que mais entendem do sistema, porque vivem ‘in loco’, são excluídas desses debates e as mentiras se proliferam para a sociedade”.

“Se o Estado não pode arcar com o custo dos presos, que faça uma política de desprisionamento. Que se aprisione melhor, que faça cumprir a pena com mais rigor e não o modelo carcerário proposto no Brasil”, acresta Gilson Barreto.

Fonte: JTNEWS

Comentários