Sindicato de Policiais Penais do Paraná lança painel de monitoramento da COVID-19

A iniciativa foi tomada diante da falta de monitoramento em tempo real dos casos da doença entre policiais penais e presos

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) lançou, nessa quarta (8), o Mapa de Monitoramento da Prevenção do Coronavírus nas unidades penais do Paraná.

Foto: Geovana AlbuquerqueOs novos testes têm 98% de confiabilidade e adianta que na próxima semana devem chegar mais cinco mil kits
Teste de COVID-19

Nesse mapa, o sindicato traz as informações coletadas junto aos servidores sobre como as unidades penais estão preparadas para enfrentar a pandemia de COVID-19, no que se refere às medidas de prevenção e estrutura, e dá transparência sobre casos suspeitos, confirmados, entre outros temas pertinentes. 

Em entrevista ao JTNEWS, o vice-presidente do sindicato, José Roberto Neves, afirma que a iniciativa foi tomada diante da falta de monitoramento em tempo real dos casos da doença entre Policiais Penais e presos e a não divulgação dos números pelo governo do estado.

"A gente sabe que, no país, os números da COVID, sobretudo dentro dos presídios, vêm sendo muito subestimados. Nós temos consciência de que somente com esses números nós podemos lançar mão de políticas públicas de proteção, de prevenção e combate à COVID-19", declara.

"Com isso, nós esperamos que o governo passe a liberar seus dados oficiais, que reconheça que existe esse problema a ser enfrentado para buscar soluções, e servir de exemplo para outros estados, para que a gente possa ter uma real noção de como anda essa história da COVID dentro dos presídios", finalizou.

Na primeira sondagem, foram contabilizados 59 Policiais Penais com COVID-19, 3 desses internados em UTI, e 41 policiais com suspeita da doença. Entre os presos são 236 casos confirmados e 22 suspeitos.

Fonte: JTNEWS

Comentários