Setur vai disponibilizar guias de turismo durante celebração da Batalha do Jenipapo
O objetivo é apresentar a história da batalha e sua importância, além de fortalecer o destino Campo Maior e seus atrativos turísticos.Nesta quarta-feira (13), acontece a celebração dos 201 anos da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. A Secretaria do Turismo do Turismo (Setur) vai disponibilizar, durante o evento, profissionais guias de turismo para atendimento no local. O objetivo é apresentar aos turistas e visitantes a história da batalha e sua importância para o estado e para o Brasil, e fortalecer o destino Campo Maior e seus atrativos turísticos.

De acordo com Eduardo Santos, diretor de Eventos e Patrocínios da Setur, a ação foi pensada para proporcionar uma experiência completa e única, além de valorizar e estimular a procura pelos serviços exercidos por guias. “Esses profissionais são peças essenciais e atuantes no setor. Divulgam produtos, compartilham informações e consolidam destinos. A Setur compreende que tê-los em um evento grandioso como esse, repassando informações diretas, é de suma importância na preservação da nossa história e do nosso povo“, destacou o gestor.
A logística conta com a participação de quatro guias de turismo, que serão alocados em diferentes pontos do Monumento Heróis do Jenipapo, sendo eles: na entrada do espaço, no cemitério, no museu e na parte superior do Monumento. Os profissionais estarão usando a carteirinha de identificação do Cadastur, importante sistema do Ministério do Turismo (MTur), que regulariza e reúne prestadores de serviços turísticos, garantindo, também, alguns benefícios.
“Vamos demonstrar o que a Batalha foi, quando aconteceu, quem participou, quanto tempo durou, quem foram os envolvidos e o que isso representa hoje para o Piauí. Com esse trabalho dos guias de turismo, os presentes, como estudantes, convidados e sociedade em geral, vão conhecer a verdadeira história e sua importância”, disse Conceição Santos, guia de turismo que estará participando da iniciativa da Secretaria de Turismo.
A Batalha
A Batalha do Jenipapo foi um conflito armado na busca pela Independência do Brasil. Marcada pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu no ano de 1823 e reuniu cerca de 3,6 mil combatentes às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Governo do Piauí fecha contrato de mais de R$ 1 milhão para manutenção de estrada vicinal em Vera Mendes
-
Justiça Justiça mantém sentença que garante recomposição salarial a servidor público do Piauí
-
Segurança Pública Polícia Militar prende homem suspeito de tráfico de drogas em Floriano (PI)
-
Segurança Pública Motociclista morre após colidir com caminhão na BR 343 em Angical do Piauí
-
Segurança Pública Homem que assassinou ex-namorada em Beneditinos (PI) usou arma de policial
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Política Fiscalização aponta falhas graves e atraso na entrega de remédios em Redenção do Gurgueia (PI)
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)