Sesc promove palestra e oficina com a historiadora e escritora Aline Pachamama em Teresina

Programação é voltada para a valorização da cultura dos povos indígenas, com palestra a ser realizada no dia 22 de novembro, das 9h às 12h, na sala de vídeo do CCECA/UESPI, no Campus Torquato Neto.

O Sesc Centro, em Teresina, realiza mais uma ação do projeto Diálogos Visuais com uma programação voltada para a valorização da cultura dos povos indígenas. 

Foto: DivulgaçãoAline Rochedo Pachamama, historiadora, escritora e ilustradora.
Aline Rochedo Pachamama, historiadora, escritora e ilustradora

A convidada desta edição é a historiadora, escritora e ilustradora Aline Rochedo Pachamama, integrante do povo indígena Puri, que ministrará a palestra “Narrativas ancestrais Puri: sentimentos, força e espiritualidade”. Será realizado no dia 22 de novembro, das 9h às 12h, na sala de vídeo do CCECA/UESPI, no Campus Torquato Neto.

Na palestra Aline abordará temas como as raízes ancestrais por meio de narrativas escritas e orais, que celebram a ancestralidade, a resistência e a diversidade da cultura indígena. Ela também apresentará ao público um recorte histórico e social para a construção de identidade na pluralidade de rituais e simbolismos sagrados dos povos originários Puri.

Dentro da programação também acontecerá a oficina de criação “Grafismos indígenas: Desenhando memórias na contemporaneidade.

A oficina de criatividade é dedicada a educadores com foco na cultura dos povos originários e linguagens contemporâneas. Nela, os participantes realizarão atividades a partir de processos metodológicos que desconstroem as fronteiras geográficas e estéticas, ao mesmo tempo em que evocam reflexão étnica e sociocultural por meio de uma narrativa visual e poética.

A inscrição para as duas atividades é 1kg de alimento não perecível e deve ser feita no Sesc Centro. Mais informações podem ser obtidas no telefone (86) 3230-9910.

Sobre Aline Rochedo Pachamama

Aline Rochedo Pachamama é integrante do povo indígena Puri. Ela é historiadora, escritora e ilustradora. Tem doutorado em História Cultural pela UFRJ e mestrado em História Social pela UFF. É idealizadora da Pachamama Editora (editora formada por mulheres indígenas) e autora de algumas obras literárias, além de participar dos Movimentos dos Povos Originários, elaborando e executando ações em prol da valorização e preservação de línguas dos Povos Originários, bem como divulgação de suas culturas a partir da história oral de mulheres originárias.

Fonte: Ascom Sesc Piauí

Comentários