Sesapi intensifica ações para prevenção de acidentes de trânsito e infecções sexualmente transmissíveis no Carnaval
Equipes do Programa Vida no Trânsito levam informação e serviços de saúde para diversas regiões do Piauí durante o período festivoEm meio às celebrações carnavalescas a Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), reforça suas ações de prevenção, concentrando esforços nas áreas de trânsito e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As equipes do Programa Vida no Trânsito, em parceria com a área da Segurança, estão disseminando informações cruciais sobre a prevenção de acidentes e suas consequências.

A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca a presença das equipes em diversas festas carnavalescas do estado, concentrando esforços na orientação dos condutores sobre a importância de reforçar os cuidados no trânsito. A iniciativa visa evitar acidentes e suas sequelas, que não apenas impactam o sistema de saúde, mas também comprometem significativamente a qualidade de vida das pessoas.
"Estamos empenhados em alertar sobre a necessidade de atenção no trânsito durante esse período festivo, buscando prevenir acidentes que, muitas vezes, são evitáveis. Essas ações não apenas poupam vidas, mas aliviam a carga sobre os serviços de saúde", destaca a gestora.
Além das ações voltadas para o trânsito, a Sesapi também mobiliza equipes da Coordenação de Doenças Transmissíveis para realizar testagens de HIV, sífilis e hepatites. Para promover a saúde sexual, preservativos internos e externos, juntamente com gel lubrificante, estão sendo disponibilizados gratuitamente.
Karina Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, ressalta a importância do uso de preservativos como principal ferramenta de proteção contra ISTs. No entanto, durante o período carnavalesco, a atenção se estende para serviços de testagem e aconselhamento sobre diversas infecções sexualmente transmissíveis, abordando métodos de prevenção tanto pré quanto pós-exposição.
As equipes da Sesapi estão atuando em diversas cidades, incluindo Barras, Água Branca, Valença, Bocaina e nos municípios do litoral do Piauí. A iniciativa busca garantir que a população aproveite as festividades com responsabilidade e consciência, preservando a saúde individual e coletiva.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina