Sesapi intensifica ações de combate ao Aedes aegypti no Piauí
Como parte da estratégia, a Sesapi tem garantido a distribuição regular de insumos aos municípios para o controle de larvas. (ACEs).A Secretaria da Saúde (Sesapi) tem intensificado suas ações no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O esforço visa reduzir o número de casos graves e óbitos provocados pelas arboviroses em todo o Piauí.

Como parte da estratégia, a Sesapi tem garantido a distribuição regular de insumos aos municípios para o controle de larvas, além de capacitar os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) para realizarem pesquisas de larvas em campo. Também estão sendo repassadas orientações técnicas sobre como agir diante de situações de risco para surtos ou epidemias, assim como a importância da notificação oportuna dos casos suspeitos.
Outro ponto importante do trabalho é a construção e atualização semanal do Painel das Arboviroses, ferramenta que reúne dados epidemiológicos e ajuda no direcionamento das ações. Paralelamente, a Sesapi promove reuniões semanais, sempre às segundas-feiras, com representantes das Regionais de Saúde e dos municípios, com o objetivo de avaliar o cenário local e alinhar estratégias de combate.
Nos municípios com aumento de casos, como Várzea Grande, Tanque do Piauí e Inhuma, o apoio tem sido reforçado com o envio de carros fumacê e a orientação para o uso de bombas costais motorizadas no bloqueio de focos do mosquito. As ações buscam conter a proliferação do Aedes aegypti de forma rápida e eficaz.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, enfatiza a importância da articulação com os municípios para conter o avanço das doenças. “É fundamental monitorarmos constantemente a situação epidemiológica e desenvolvermos ações em parceria com os municípios para evitarmos o aumento dos casos de dengue no Estado”, destaca Leila.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende fuzil e munições durante abordagem na BR 343 em Teresina
-
Segurança Pública Adolescente de 14 anos é apreendido com celular furtado em Parnaíba
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação e cumpre 20 mandados contra facções no interior do Piauí
-
Saúde Piauí é o estado do Brasil que mais reduziu mortes por infarto e AVC
-
Piauí Governo do Estado investe mais de R$ 10 milhões em obras de infraestrutura em Regeneração
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Homem morre após sofrer infarto durante relação sexual em motel de Teresina
-
Geral Papa Francisco morre, aos 88 anos, em Roma
-
Justiça Justiça do Piauí nega habeas corpus e mantém prisão preventiva de acusado de violência contra mulher
-
Segurança Pública Saiba quem são os presos pela PF em Teresina acusados de tráfico internacional de drogas
-
Geral Papa Francisco é colocado em caixão de madeira no Vaticano