Sesapi intensifica ações de combate ao Aedes aegypti no Piauí
Como parte da estratégia, a Sesapi tem garantido a distribuição regular de insumos aos municípios para o controle de larvas. (ACEs).A Secretaria da Saúde (Sesapi) tem intensificado suas ações no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O esforço visa reduzir o número de casos graves e óbitos provocados pelas arboviroses em todo o Piauí.

Como parte da estratégia, a Sesapi tem garantido a distribuição regular de insumos aos municípios para o controle de larvas, além de capacitar os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) para realizarem pesquisas de larvas em campo. Também estão sendo repassadas orientações técnicas sobre como agir diante de situações de risco para surtos ou epidemias, assim como a importância da notificação oportuna dos casos suspeitos.
Outro ponto importante do trabalho é a construção e atualização semanal do Painel das Arboviroses, ferramenta que reúne dados epidemiológicos e ajuda no direcionamento das ações. Paralelamente, a Sesapi promove reuniões semanais, sempre às segundas-feiras, com representantes das Regionais de Saúde e dos municípios, com o objetivo de avaliar o cenário local e alinhar estratégias de combate.
Nos municípios com aumento de casos, como Várzea Grande, Tanque do Piauí e Inhuma, o apoio tem sido reforçado com o envio de carros fumacê e a orientação para o uso de bombas costais motorizadas no bloqueio de focos do mosquito. As ações buscam conter a proliferação do Aedes aegypti de forma rápida e eficaz.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, enfatiza a importância da articulação com os municípios para conter o avanço das doenças. “É fundamental monitorarmos constantemente a situação epidemiológica e desenvolvermos ações em parceria com os municípios para evitarmos o aumento dos casos de dengue no Estado”, destaca Leila.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina