Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da COVID-19
Para o coordenador de Serviço pós-Covid do Ceir, fisioterapeuta Gustavo Lima, os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físicoO Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), deu início, nessa terça-feira (17), à primeira triagem dos pacientes com sequelas da COVID-19.
São cinco pacientes que vão passar pelo processo de reabilitação no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado em Teresina. São pessoas que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento de Covid em leitos do SUS.
Estes pacientes ficaram com alguma sequela neurológica ou respiratória por causa da doença e tiveram indicação de reabilitação. Os profissionais do Ceir fizeram a triagem para saber quais tratamentos estes pacientes vão necessitar para voltar às suas atividades normais. Algumas pessoas que tiveram COVID-19 têm dificuldade de retomar atos simples como andar, comer ou trocar de roupa; outros têm quadros de fadiga e dor crônica.
De acordo com o superintendente Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a instituição criou uma área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico com a oferta de exames laboratoriais; raios X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria e E.C.G; nutrição; fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia. “Ao todo, o Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h, de segunda a sexta-feira”, afirma.
Para o coordenador de Serviço pós-Covid do Ceir, fisioterapeuta Gustavo Lima, os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físico. “Com a triagem, vamos saber quais as necessidades de cada um e poderemos começar o tratamento adequado. Eles vão passar por constantes avaliações para saber a evolução e a melhora”, diz o coordenador.
O superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que os pacientes devem ser regulados por uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “A triagem vai ser do SUS. O Piauí é um dos primeiros Estados do país a ofertar este tipo de serviço para parcela da população que teve comprometimento ou sequelas por causa da COVID-19”, diz Herlon.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Cantor Renato Lee se pronuncia após acusação de violência doméstica em Teresina
-
Segurança Pública
Polícia divulga perfis dos mortos em Operação Contenção no Rio de Janeiro; 17 não tinham histórico criminal
-
Política
TCE-PI nega pedido para suspender empresa acusada de usar atestado fraudulento em Beneditinos
-
Geral
Cantor da banda Serial Lover é acusado de agredir companheira em Teresina
-
Política
Prefeito de São José do Peixe é multado por implantar teletrabalho sem critério e enganar Censo Escolar
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Justiça pronuncia réu Bruno Arcanjo por homicídio qualificado contra o policial Marcelo Soares Costa
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Geral
Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI
-
Justiça
STJ valida "ronda virtual" da Polícia para localizar pornografia infantil