Sesapi faz alerta após quase 600 mil piauienses não tomarem 3ª dose da vacina contra a Covid-19

Conforme a Secretaria, até o momento, 52,21% da população elegível tomou a terceira dose da vacina contra o novo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que um levantamento mostra que 591.382 mil pessoas com idade a partir dos 18 anos, que tomaram a primeira e segunda doses (esquema primário completo), não retornaram para a dose de reforço no prazo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação/AscomNeris Júnior é nomeado novo gestor da saúde no Piauí
Secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior

Com o novo cenário de desobrigação do uso de máscaras em espaços abertos no Piauí, à vacinação contra a Covid-19, organizada pela Sesapi e pelas 224 secretarias municipais, ganha um papel ainda mais importante. Mais de  91,03% da população está com a cobertura vacinal completa, com duas doses ou a dose única, mas muitos não compareceram ainda aos postos de saúde para a aplicação da dose de reforço,que aumenta a proteção contra o vírus.

“A vacinação tem sido a principal estratégia de prevenção de saúde pública para conter os casos de Covid-19, contribuindo para a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença e orientando a tomada de decisões por parte do Estado, como a flexibilização no uso de máscaras. Por isso, aqueles que estão em falta com esta dose precisam fazer esse reforço”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

Segundo ele, o avanço na cobertura vacinal da dose de reforço vai permitir mais avanços no uso de máscaras no estado. “No momento, a orientação da Sesapi é manter o uso de máscaras, em ambientes fechados, naqueles municípios que não atingiram 60% de imunização da dose de reforço. Daí a importância dos municípios avançarem cada vez na aplicação do reforço”,  diz o gestor.

Até o momento, 52,21% da população elegível tomou a terceira dose da vacina contra Covid-19. Em relação à segunda dose de reforço, o número chega a 7,41%. No Piauí, a Sesapi já autorizou à aplicação, por parte dos municípios, da 4ª dose para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde, que tenha recebido a terceira dose com quatro meses ou mais. 

Esquema Vacinal

Depois de receber a segunda dose de AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac, a pessoa deve retornar , passados quatro meses, para receber a dose de reforço. Para grávidas e puérperas, o intervalo é de cinco meses. Já quem tomou Janssen precisa de um intervalo mínimo de dois meses entre as doses. Os locais de vacina são divulgados pelas secretarias municipais de saúde, responsáveis pela imunização.

“Nós estamos em um processo de reabertura gradual e planejada, com a flexibilização do uso de máscaras e ampliação do quantitativo de pessoas que podem ocupar os espaços de eventos, porém essas medidas só podem ser mantidas observando a redução dos casos de Covid e para não haja retrocessos nessas ações, precisamos que nossa população procurem os postos de saúde e tomem a dose de reforço, pois ela nos protege contra as variantes”, explica o médico infectologista e membro do COE estadual, José Noronha. 

Outras 311.692 mil pessoas acima de 12 anos já estão aptas a receber a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19, mas também ainda não retornaram aos locais de vacinação. Nesse caso, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias para quem recebeu a CoronaVac e de 56 dias para quem tomou AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech.

“Hoje, mais de 90% dos nossos pacientes internados não se vacinaram ou estão com a vacinação incompleta”, alertou o secretário de Saúde.

Fonte: JTNEWS com informações da Sesapi

Comentários