Servidores do Lacen-PI paralisam atividades nesta quarta-feira (23)

A presidenta do SINDESPI, Geane Sousa, ressalta que os servidores e servidoras da saúde pública do Piauí exigem respeito, direitos e valorização

Após a forte chuva que caiu em Teresina na noite dessa terça-feira (22/03) que deixou o prédio onde funciona o Laboratório Central do Estado do Piauí (Lacen-PI) parcialmente alagado, servidores do laboratório realizaram uma manifestação por melhores condições de trabalho e valorização salarial na manhã desta quarta (23/03).

Em um vídeo é possível ver o acúmulo da água em salas com equipamentos eletrônicos, o que aumenta o risco de um curto-circuito. Através de nota, a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) informou que a empresa responsável pelas obras no Lacen-PI foi acionada para entender o que provocou o alagamento no prédio. 

Até o momento, segundo informações da administração do Lacen-PI, os serviços não foram paralisados por conta do alagamento e que os funcionários estão trabalhando normalmente. A Sesapi informou também que o prédio está passando por reparos no telhado, almoxarifado, instalações elétricas e adequação de dormitório para funcionários. 

Manifestação 

Os funcionários do Lacen-PI lutam por melhores condições de trabalho e valorização salarial. Segundo informou Geane Sousa, a maioria dos servidores operacionais recebiam vencimentos abaixo do salário mínimo. 

Foto: Divulgação / SindespiServidores fazem manifestação por melhorias
Servidores fazem manifestação por melhorias

Já os farmacêuticos buscam que o governador Wellington Dias cumpra a Lei nº 7.347 e atualize o plano de cargos e salários. Além disso, o SINDESPI reivindica os enquadramentos e adequações de proventos dos inativos e pensionistas, referentes às leis estaduais nº 6.201/12 e 6.560/14. 

A presidenta do SINDESPI, Geane Sousa, ressalta que os servidores e servidoras da saúde pública do Piauí exigem respeito, direitos e valorização.

"Antes a maioria dos servidores operacionais recebiam vencimentos abaixo do salário mínimo. Depois de janeiro desse ano, o governo igualou todos com apenas um salário mínimo, independente de classe ou padrão. Reivindicamos que o governo organize a tabela de vencimento desses servidores da forma correta. Já os farmacêuticos lutam para que o Governador cumpra a Lei n° 7.347 e atualize o plano de cargos e salários. Reivindicamos os enquadramentos e adequações de proventos dos inativos e pensionistas, referentes às leis estaduais 6.201/12 e 6.560/14", explica Geane Sousa.

Dois ofícios foram protocolados junto ao governo cobrando todas essas questões pelas quais estão protestando. Os servidores estão cansados de promessas não cumpridas.

Reivindicações

- Inclusão dos prestadores de serviço no IASPI e no PLANTA; 

- Organização de Tabela de Vencimentos do grupo auxiliar, que são profissionais de saúde com formação de nível técnico e previsão de extinção do cargo;

- Correção do teto do Vale Transporte; -Garantia de férias aos servidores da Saúde, que desde 2020 não tiram férias e estão exaustos; 

- Atualização da tabela dos administrativos que está desatualizada desde 2014. O que conquistamos para os administrativos foi ganho na justiça.

Fonte: JTNEWS

Comentários