Serrana interior de SP encerra vacinação em massa sem intubações nos útimos 10 dias

Projeto "S" do Instituto Butantan concluiu sua primeira fase em 14 de março com participação de mais de 27 mil pessoas da cidade, o equivalente a 97% do público-alvo da pesquisa

Está previsto para encerrar neste domingo o final das aplicações da segunda dose de CoronaVac, vacina contra a Covid-19, na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, onde é sediado um projeto pioneiro do Instituto Butantan para testar os efeitos da imunização em massa na população com idade superior a 18 anos.

Foto: Vinícius Alves/G1Cidade sedia Projeto do Butantan sobre vacinação em massa
Cidade de Serrana-SP sedia Projeto do Butantan sobre vacinação em massa

Segundo informações da grande mídia o Projeto "S" concluiu sua primeira fase em 14 de março com participação de mais de 27 mil pessoas da cidade, o equivalente a 97% do público-alvo da pesquisa. Três dos quatro subgrupos em que os voluntários foram separados para o estudo já receberam a segunda dose nos últimos dias, com comparecimento de 94% no grupo verde, 93% no amarelo e 88% no cinza.

Os primeiros resultados oficiais dos estudos do Projeto S só sairão nas primeiras semanas de maio, 15 dias após a aplicação da segunda dose, porém a cidade já observa melhora no sistema de saúde. Em entrevista ao jornal O Globo, o prefeito Léo Capitelli (MDB) comemora que há dez dias nenhum paciente é intubado.

Em meados de março, 69% dos testes deram positivo, contra 30% no período atual. Profissionais de saúde têm notado uma gravidade menor nos quadros do que antes, informou a O Globo Leila Gusmão, secretária municipal de Saúde.

Apesar da melhora nos índices, os moradores de Serrana ainda precisam usar máscaras e praticar o distanciamento social, porque há segmentos da população que não fazem parte do Projeto "S". Menores de 18 anos, gestantes e pessoas com comorbidades não foram imunizadas.

Fonte: JTNEWS com informações do noticias.yahoo.com

Comentários