Senador Izalci Lucas defende novo PSDB e diz que partido “se isolou do povo”

Entrevistado no estúdio do Poder360 falou sobre as eleições presidenciais de 2022 e diss que Doria é ‘candidato natural’, também comentou sobre o Governo Bolsonaro ‘a família é comprometeu um pouco’

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) avalia que o PSDB se isolou do povo. “Temos de buscar um novo PSDB. É isso que estamos debatendo tanto em encontros regionais como nacionais“, afirmou o congressista em entrevista concedida no estúdio do Poder360 em 8 de janeiro.

Ao longo de 20 anos, os candidatos da legenda disputaram com os petistas o protagonismo das eleições presidenciais. Mas, em 2018, Geraldo Alckmin conquistou menos de 5% dos votos, ficando em 4º lugar, atrás de Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

Foto: Sérgio Lima/Poder360Senado Izalci Lucas em entrevista ao Poder360
Senado Izalci Lucas em entrevista ao Poder360

Segundo o senador, o candidato natural do partido para o Palácio do Planalto em 2022 é o governador de São Paulo, João Doria. “Mas tudo vai depender da economia do país até lá“, ponderou Izalci, relacionando a chance de o paulista derrotar Jair Bolsonaro ao mau desempenho das finanças. O senador admite querer disputar a corrida pelo Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF), daqui a 3 anos.

Ao fazer um balanço do primeiro ano do governo Bolsonaro, Izalci disse acreditar que os resultados foram positivos. “A família comprometeu um pouco“, disse ele, ao fazer referência aos filhos do presidente. O senador, entretanto, afirma que o Congresso foi o grande protagonista em 2019. “A reforma da Previdência foi um marco, mostrando que o Congresso amadureceu e está comprometido com o país.”

Para 2020, a aposta de Izalci é o pacto federativo. “Antes da reforma tributária, temos o pacto federativo.” Sobre as chances de o Congresso aprovar mais um imposto para as transações financeiras, tal como a extinta CMPF, o político é direto: “Não vejo condição. Dificilmente o Congresso vai aprovar mais um imposto“.

Foto: Sérgio Lima/Poder360Senado Izalci Lucas em entrevista ao Poder360
Senado Izalci Lucas em entrevista ao Poder360

Brasilia, 60 anos

Em 2020, Brasília completa 60 anos e o debate sobre a capital será uma das tônicas até o mês de abril. “Brasília deu certo. A ideia do desenvolvimento do Centro-Oeste a partir de Brasília deu certo, basta ver o agronegócio.” Segundo Izalci, o Brasil precisa saber que a cidade vai além da Esplanada. “Mas sabemos que precisamos de desenvolvimento. O slogan [do presidente Bolsonaro] não deveria ser ‘Mais Brasil, menos Brasília’. Deveria ser ‘Menos União e mais municípios’.”

Fonte: Poder360

Comentários