Senado aprova que cinco universidades federais contratem durante pandemia
As instituições recém-criadas precisam contratar pessoal para possibilitar sua estruturação e funcionamento durante a pandemiaO Senado aprovou nessa quarta-feira (16/12) a possibilidade de cinco universidades federais recém-criadas fazerem a contratação de pessoal para possibilitar sua estruturação e funcionamento durante o estado de calamidade decretado em função da pandemia.

São as universidades federais de Catalão, de Jataí, de Rondonópolis, do Delta do Parnaíba e do Norte do Tocantins. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 266/2020 também permite a contratação de funcionários pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O texto vai à Câmara.
O projeto trata de exceções à Lei Complementar nº 173, de 2020, que proibiu contratações no serviço público nesse período. “As universidades recentemente criadas também devem ser autorizadas a preencher os cargos e funções necessários à sua organização como universidades autônomas criadas a partir essencialmente de campi universitários já estruturados por antigas universidades federais”, afirmou o relator da matéria, Dario Berger (MDB-SC).
Em relação à EBSERH, o relator explicou que as contratações são necessárias para fazer cumprir o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) e garantir atendimento nos hospitais universitários, administrados pela estatal. A empresa é vinculada ao Ministério da Educação.
“O Ministério da Educação tem sido, na prática, impedido de realizar as contratações e substituições necessárias ao pleno funcionamento dos hospitais universitários”, disse Berger, em seu parecer.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral SOLIDARIEDADE: esta é a principal vacina neste momento para salvar vítimas da COVID-19 em Manaus
-
Geral Após reunião com Associação de Prostitutas, secretária Karla Berger é vítima de violência de gênero
-
Justiça Dois anos após incêndio no Ninho do Urubu, MP denuncia 11 pessoas à Justiça
-
Justiça Ministério da Justiça adota medidas para combater comercialização de vacinas falsificadas
-
Política SDU Sudeste garante recursos do Governo do Estado para execução de obras em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública GRAVE: mais um policial penal é executado no Pará; até o momento o governador Helder Barbalho continua silente
-
Segurança Pública Acidente deixa duas pessoas feridas na Ponte da Primavera, em Teresina (PI)
-
Saúde Confira os bairros de Teresina (PI) com maior número de casos da COVID-19
-
Geral ALERTA: Após mortes de policiais penais, categoria realiza manifestação junto ao Palácio do Governo do Pará