SEMDUH dobra número de luminárias da Praça Saraiva e garante economia de 75%
O secretário Edmilson Ferreira frisa que a meta da SEMDUH é concluir a modernização da iluminação até o mês de dezembro deste anoA Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) está finalizando a modernização da iluminação pública da Praça Saraiva, no Centro de Teresina. Segundo o secretário Edmilson Ferreira, o serviço inclui a substituição das luminárias já existentes de vapor metálico por LED e também a ampliação do número de luminárias.
“Nós tínhamos, na Praça Saraiva, 167 luminárias a vapor metálico. Agora estamos finalizando a substituição delas por LED e ainda estamos quase que dobrando o número de luminárias instaladas. Ao final do serviço, teremos 305 luminárias LED instaladas, e a consequência disso será uma iluminação muito melhor para a Praça Saraiva, que, por ser muito arborizada, apresentava vários pontos escuros”, explica o secretário.
O serviço é realizado pela empresa Teresina Luz, por meio da PPP de Iluminação Pública e também representa uma economia significativa aos cofres municipais. “As luminárias LED são mais eficientes e econômicas. A previsão é que a economia chegue a 75% no consumo de energia elétrica da Praça Saraiva”, acrescenta Edmilson Ferreira.
Nova iluminação na cidade
O coordenador de Iluminação Pública da SEMDUH, Augusto César, ressalta que, no início do contrato de PPP, há um ano, Teresina tinha aproximadamente 99 mil pontos de iluminação. “Um ano depois, já estamos com pouco mais de 104 mil pontos. Ou seja, houve crescimento de 5,1% na rede de iluminação pública da cidade. Dos 104 mil pontos existentes, 77 mil já são luminárias LED, possibilitando uma iluminação mais eficiente, de melhor qualidade e que proporciona maior conforto a toda a população”, afirma o coordenador.
O secretário Edmilson Ferreira frisa que a meta da SEMDUH é concluir a modernização da iluminação até o mês de dezembro deste ano. Atualmente, a modernização já proporcionou uma redução no consumo de energia elétrica da rede de iluminação pública do município em, aproximadamente, 30%.
“É uma redução bastante significativa. Vale lembrar que o contrato faz com que deficiências que existiam sejam sanadas com a ampliação da rede de IP através da instalação de novas luminárias. Mesmo com a ampliação para correção de pontos escuros, estamos conseguindo uma redução de até 30%”, avalia o coordenador Augusto César.
Até o final da modernização, a meta é conseguir uma redução na carga de IP entre 50 e 60%. “Esse é o nosso compromisso, juntamente com o prefeito Doutor Pessoa. Nós vamos iluminar Teresina com mais eficiência e economia”, destaca Edmilson Ferreira.
Bairros como Parque Brasil, Santa Maria, São Joaquim, Mafrense, Matadouro, Vale Quem Tem, Lourival Parente, Parque Piauí, Centro, Ilhotas, Frei Serafim, Angelim, Portal da Alegria, além da zona rural do município já foram contemplados com a modernização até agora.
A concessionária de IP Teresina Luz S.A. já investiu, aproximadamente, R$ 90 milhões na rede de iluminação pública da cidade.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Geral
Comércio de Teresina terá funcionamento especial no domingo (21); confira
-
Geral
Quem é o filho do “Careca do INSS” preso em megaoperação da PF
-
Geral
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
-
Esportes
Fifa aprova aumento de 50% na premiação para a Copa do Mundo de 2026
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade