Semcaspi e Nucepe assinam cronograma oficial do curso de formação da Guarda Municipal de Teresina
A reunião também resultará no lançamento do Edital de Convocação dos aprovados e conterá as normas de conduta e orientações gerais para o cursoA Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e o Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos (Nucepe) se reúnem na próxima terça-feira (5), para definição e assinatura do cronograma oficial do Curso de Formação dos aprovados no concurso do Edital nº 001/2018 da Guarda Civil Municipal (GCM).
A reunião também resultará no lançamento do Edital de Convocação dos aprovados e conterá as normas de conduta e orientações gerais para o curso.

A Semcaspi quer dar celeridade ao cronograma, a previsão é de que as inscrições fiquem abertas pelo período de quinze dias e que sejam feitas na modalidade online, por meio de formulário eletrônico.
A intenção da Semcaspi é de que a Nucepe decida por esta modalidade visando que não seja necessário deslocamento dos aprovados que residem em outras cidades e facilite o procedimento. Mas o uso da plataforma online ainda será analisado pelo núcleo.
O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, pontuou as habilidades a serem desenvolvidas durante o curso pelos novos agentes.

“Os alunos terão aulas de condicionamento físico, abordagem, armamento e tiro. Além de aulas de conhecimentos básicos na área jurídica, direitos humanos e sobre o papel das Guardas Municipais e da Gestão Integrada da Segurança Pública em nível municipal”, pontuou Samuel.
Em encontro realizado pelos dois órgãos no dia 15 de agosto, ficou acordado que a grade curricular do Curso de Formação seguirá as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e terá apoio com a supervisão da Polícia Federal (PF). Também, que o curso levará em consideração as diretrizes que norteiam a atuação das Guardas Municipais existentes no Brasil, entretanto respeitando e considerando as especificidades de cada região.
Os resultados da reunião de terça-feira (5) serão divulgados no site e nas redes sociais da Semcaspi.
A Guarda Civil Municipal (GCM) foi criada por meio da Lei complementar n° 3.834. O órgão deu início a sua atuação em 2017 e, atualmente, é vinculado à Semcaspi. A GCM tem por objetivo garantir proteção ao patrimônio público e dar assistência à população em locais públicos.
Os agentes da GCM realizam patrulhas nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa, dos Skatistas; nos Parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; nos Centros Unificados de Esporte e Lazer (CEUs) da zona Sul e Norte, Centro POP e também no Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão).
Além disso, a GCM também é responsável por realizar patrulhamentos preventivos nos prédios municipais públicos de todas as zonas da cidade como, o Restaurante Popular de Teresina, Corredores e Terminais de Integração de ônibus.
Fonte: JTNews com informações da Ascom/PMT
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Geral Moradores da zona leste de Teresina ficarão sem água neste domingo (13)
-
Segurança Pública Adolescentes são apreendidos com drogas e celulares próximo a Major César em Altos
-
Segurança Pública PF cumpre mandados contra suspeitos de lavar dinheiro para o tráfico de drogas no Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)
-
Esportes De Jaicós para o Fluminense: a trajetória de Hércules, o volante piauiense que conquistou o Brasil