Segurança Pública apresenta projeto pioneiro de Identificação Neonatal no Piauí
O objetivo é identificar e emitir a carteira de identidade para recém-nascidos ainda na maternidade, utilizando um novo equipamento capaz de coletar as digitais dos bebês.A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, apresentou, nessa quarta-feira (23), a Prova de Conceito do projeto Identificação Neonatal. A iniciativa tem como objetivo identificar e emitir a carteira de identidade para recém-nascidos ainda na maternidade, utilizando um novo equipamento capaz de coletar as digitais dos bebês.

O processo de identificação realizado nas maternidades previne casos de sequestro e trocas de bebês, além de permitir a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo direitos e cidadania desde o nascimento.
O secretário da Segurança, Chico Lucas, destacou a importância do projeto. “Os recém-nascidos que saíam das maternidades, muitas vezes sem o registro de nascimento, agora, além do registro, vão sair com a Carteira de Identidade, garantindo mais cidadania", disse.
Leianne, mãe do pequeno Abner Gael, de apenas 3 dias, que foi a primeira criança no Piauí a ter acesso ao projeto, destacou: “saber que a gente pode contar com essa segurança dá um alívio, saber que ele é meu e eu sou dele”.

A tecnologia utilizada permite a coleta das impressões digitais do recém-nascido e o vínculo seguro dos dados com os da mãe, armazenando-os em uma plataforma própria. Para Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação, essa tecnologia garante segurança e rastreabilidade dos dados do bebê e da mãe.
Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças, reforça que o projeto é essencial para garantir que essas crianças tenham acesso às políticas públicas de saúde e educação desde a primeira infância.
O projeto piloto está sendo realizado na nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, maior maternidade do Piauí e referência nacional em saúde neonatal.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Empresa usa documento com informações falsas e Prefeitura de Cajueiro da Praia é alvo de condenação do TCE-PI
-
Política No Piauí da "segurança", mulher é presa ao vender drogas na frente das filhas, no Centro de Teresina
-
Geral Incêndio de grandes proporções destrói quatro hectares de vegetação no Sul do Piauí
-
Segurança Pública Polícia cumpre mandado contra suspeito de armazenar pornografia infantil em Teresina
-
Segurança Pública Quatro mulheres são indiciadas pela Polícia Civil por tentar matar influencer em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeitura de Santa Filomena compra medicamentos irregulares e é multada pelo TCE-PI
-
Justiça Queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra Teonia Pereira, é aceita pela Justiça
-
Geral Motociclista fica gravemente ferido em acidente na Ladeira do Uruguai
-
Política Suposta lista do Karnak expõe possível autoritarismo do Governo e revela bastidores do apoio de prefeitos no Piauí
-
Segurança Pública Criminalidade no interior do Piauí explode e PM prende quatro suspeitos de assalto a postos de combustíveis em Floriano