Segurança Pública apresenta projeto pioneiro de Identificação Neonatal no Piauí
O objetivo é identificar e emitir a carteira de identidade para recém-nascidos ainda na maternidade, utilizando um novo equipamento capaz de coletar as digitais dos bebês.A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, apresentou, nessa quarta-feira (23), a Prova de Conceito do projeto Identificação Neonatal. A iniciativa tem como objetivo identificar e emitir a carteira de identidade para recém-nascidos ainda na maternidade, utilizando um novo equipamento capaz de coletar as digitais dos bebês.
O processo de identificação realizado nas maternidades previne casos de sequestro e trocas de bebês, além de permitir a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo direitos e cidadania desde o nascimento.
O secretário da Segurança, Chico Lucas, destacou a importância do projeto. “Os recém-nascidos que saíam das maternidades, muitas vezes sem o registro de nascimento, agora, além do registro, vão sair com a Carteira de Identidade, garantindo mais cidadania", disse.
Leianne, mãe do pequeno Abner Gael, de apenas 3 dias, que foi a primeira criança no Piauí a ter acesso ao projeto, destacou: “saber que a gente pode contar com essa segurança dá um alívio, saber que ele é meu e eu sou dele”.
A tecnologia utilizada permite a coleta das impressões digitais do recém-nascido e o vínculo seguro dos dados com os da mãe, armazenando-os em uma plataforma própria. Para Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação, essa tecnologia garante segurança e rastreabilidade dos dados do bebê e da mãe.
Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças, reforça que o projeto é essencial para garantir que essas crianças tenham acesso às políticas públicas de saúde e educação desde a primeira infância.
O projeto piloto está sendo realizado na nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, maior maternidade do Piauí e referência nacional em saúde neonatal.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos