Segundo OMS, restrições a viagens internacionais devem ser suspensas gradualmente

A OMS recomenda que as prioridades sejam dadas a viagens essenciais para emergências, ações humanitárias, viagens de equipes essenciais e repatriações

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nessa quinta-feira (30) que os países devem suspender restrições a viagens internacionais de forma gradual e com base em uma minuciosa análise de riscos, priorizando viagens essenciais para emergências.

Foto: Reuters/Denis BalibouseOMS
Sede da OMS

A OMS recomenda que as prioridades sejam dadas a viagens essenciais para emergências, ações humanitárias, viagens de equipes essenciais e repatriações, afirmou a entidade em um comunicado.

Uma nova onda de infecções no mundo todo forçou muitos países a restabelecerem restrições a viagens nos últimos dias.

A OMS agora pede que cada país conduza uma análise própria de riscos e benefícios e decida sobre suas prioridades, antes de retomar as viagens internacionais.

No início da semana, a OMS disse que proibições sobre viagens internacionais não podem continuar em vigência indefinidamente, e que os países terão de fazer mais para reduzir a propagação do novo Coronavírus entre suas fronteiras.

A entidade afirmou no mês passado que iria atualizar suas orientações de viagem antes das férias de verão no hemisfério norte.

No início de julho, a organização pediu que passageiros utilizem máscaras em aviões e se mantenham informados sobre o surgimento de novos casos de COVID-19 em alguns países.

A orientação anterior da OMS para viajantes incluía conselhos de bom senso aplicáveis para outras situações, como o distanciamento social, higienização das mãos e evitar tocar olhos, nariz e boca.

Fonte: Agência Brasil

Comentários