Seduc institui programa com diretrizes para finalização do ano letivo de 2020 e reordenação de 2021
O Programa pretende reordenar os anos letivos de 2020 e 2021 das escolas do Piauí e será dividido em duas fasesVisando garantir o reforço na aprendizagem de alunos da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) instituiu a portaria Seduc-PI/GSE nº 1001/2020, que tem o objetivo de estabelecer o Programa de Reforço de Aprendizagem "Juntos para Avançar", com as diretrizes para a finalização do ano letivo de 2020 e reordenação do ano letivo de 2021, em decorrência da pandemia da COVID-19.
As medidas tomam como base as recomendações ao Ministério da Educação (MEC), enviadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que propõe a integralização dos anos letivos de 2020 e 2021. Essa ação se torna obrigatória aos estados e municípios, ficando a cargo dos conselhos estaduais decidirem sobre união dos anos letivos.
O Programa pretende reordenar os anos letivos de 2020 e 2021 das escolas do Piauí e será dividido em duas fases. O ano letivo de 2021 terá início no dia 25 de janeiro de 2021, com a fase 1 do Programa Juntos para Avançar.
Nesta fase, a proposta será trabalhar as habilidades dos estudantes com ensino híbrido (atividades presenciais ou remotas), além de resgatar os estudantes que tiverem dificuldades em continuar suas atividades no decorrer do ano letivo de 2020.
Antes de iniciar este primeiro momento, os alunos terão um intervalo para férias coletivas de 12 de dezembro a 24 de janeiro. Em parágrafo único da portaria também fica instituído que: “os alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular, do Integrado e da VII etapa EJA, terão uma programação especial do Pré-Enem, no período de 14 a 18 de dezembro de 2020 e de 4 a 24 de janeiro de 2021”.
Já na segunda fase do programa, os alunos que obtiverem êxito na complementação das atividades escolares, síncronas e assíncronas, da fase 1 do Programa Juntos para Avançar, em alguns componentes curriculares, conforme os registros no iSEDUC, deverão ser promovidos e enturmados na modalidade por ano/série ou etapa seguinte.
Paralelamente e concomitantemente os mesmos deverão realizar a fase 2 do Programa Juntos para Avançar para a sua integração curricular obrigatória.“Temos um objetivo maior que é, não apenas cumprir carga horária, mas garantir a esse estudante a sua aprendizagem integral”, explicou a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes Neta, que ainda comentou sobre o momento excepcional que todo o mundo tem passado em decorrência da pandemia do novo coronavírus e afetou diretamente as escolas de todo o mundo, assim como todos os demais setores.
Fonte: Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Lula sobre Trump e tarifaço dos EUA: “Vamos fazer um bom acordo”
-
Política
Compra de livros de R$ 4,9 milhões em Miguel Alves (PI) apresenta irregularidades e gera multas a gestores
-
Geral
Jovem de 21 anos morre após colidir moto em árvore na cidade de Piripiri
-
Geral
TCE-PI suspende obra da SEAGRO em Ribeira do Piauí por suspeita de sobrepreço e duplicidade de contratos
-
Segurança Pública
Homem encontrado em cova rasa no Morro do Cambota foi executado em sessão do Tribunal do Crime, aponta DHPP
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Filha do desembargador José James recebeu casa de R$ 2 milhões em esquema de venda de sentenças
-
Justiça
Advogados e ex-assessora do Governo são presos por envolvimento em dossiê falso contra magistrados no Piauí
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes
-
Geral
Polícia vai investigar suspeita de maus-tratos após morte de vaca em acidente na zona norte de Teresina
-
Geral
Funcionário da Prefeitura de Colônia do Gurguéia é morto com três tiros na cabeça