Secretário de Saúde pede apoio da população para evitar segunda onda da COVID-19 no Piauí
Segundo o gestor, a doença causada pelo Novo Coronavírus tem demonstrado uma trajetória de redução do contágio e de óbitos no Estado, entretanto não se deve afrouxar as medidas de precauçãoUsar máscaras, lavar constantemente as mãos e manter o distanciamento social para evitar novos picos de COVID-19 no Piauí. Este é o apelo do secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto para a população piauiense.

Segundo o gestor, a doença causada pelo Novo Coronavírus tem demonstrado uma trajetória de redução do contágio e de óbitos no Estado, entretanto não se deve afrouxar as medidas de precaução.
“Nos últimos dias, temos observado uma elevação do número de casos e, por isso, chamamos a atenção da população para dar continuidade aos cuidados que foram adotados desde o começo da pandemia”, afirmou.
De acordo com Florentino, o Piauí tem flexibilizando as atividades econômicas no Estado, mas isso não significa que as medidas de precaução foram abolidas.
“Essas atividades só foram autorizadas a funcionar porque todos estavam obedecendo os protocolos e tínhamos uma redução do contágio. Precisamos continuar seguindo com os cuidados que foram estabelecidos. Esse cuidado é fundamental para que a gente continue vencendo essa batalha. É uma guerra diária, semanal e não podemos parar”, enfatiza o secretário.
Como ainda não há remédio ou vacina para a COVID-19, novos picos de casos podem acontecer se os protocolos de higiene forem descumpridos. “Temos que continuar usando máscaras; lavando constantemente as mãos; usando álcool em gel e mantendo o distanciamento social para que possamos continuar reduzindo o contágio. Seguir o protocolo é fundamental para que nós possamos vencer de uma vez por todas essa guerra. Não devemos e nem podemos retroagir com novo crescimento do número de casos e de óbitos”, diz Florentino.
O secretário enfatiza ainda que o Piauí está em processo de redução do número de leitos destinados exclusivamente à COVID-19 para que eles sejam usados para o tratamento de outras patologias. Muitas cirurgias marcadas foram adiadas por conta da pandemia e agora elas serão retomadas.
“Para que nós possamos continuar aumentando a estrutura hospitalar para o tratamento de outras doenças, temos que continuar reduzindo o número de casos da COVID no estado”, explica.
O Estado vai manter as parcerias com os municípios fazendo os programas Busca Ativa, barreiras sanitárias e o Monitora Covid. “Para que o controle da COVID-19 aconteça é fundamental o apoio da população mantendo os protocolos de higiene e ficando em casa. Se possível, só sair de casa se for estritamente necessário”, pede Florentino Neto.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Segurança Pública Polícia prende suspeito de matar homem a pedradas no Sul do Piauí
-
Geral Acidente com micro-ônibus de romeiros deixa um morto e vários feridos na BR 407 em Jaicós
-
Política Sílvio Mendes extingue Gabinete Militar e transfere funções para Secretaria de Segurança
-
Política Gracinha Mão Santa acusa atual prefeito de Parnaíba de traição: “Foi uma traição vil, rasteira”
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Piauí Prefeitura de Luzilândia destina mais de R$ 2,5 milhões para combustível enquanto população enfrenta problemas básicos
-
Geral Colisão entre motocicletas mata dois homens e uma criança na cidade de Pio IX
-
Política Licitação de quase R$ 3 milhões para balneário em Baixa Grande do Ribeiro (PI) levanta questionamentos sobre prioridades
-
Geral Estudante baleado no Colégio CPI em Teresina retorna para UTI, diz mãe