Secretário de Saúde alerta municípios do Piauí sobre os cuidados com a dengue
O gestor também chamou atenção dos 37 municípios que estão silenciosos com relação a inserção de dados no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES)O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, preocupado com o avanço dos casos de dengue e chikungunya no Piauí, que na 19ª Semana Epidemiológica apresentaram um crescimento de 745,6% e 5112% respectivamente, faz um alerta aos municípios sobre os cuidados para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypit.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o estado também contabilizou 03 mortes por dengue. “Estamos muito preocupados com a situação, tanto da dengue como da chikungunya, no nosso estado, que apresentaram um aumento significativo este ano. Por isso pedimos aos nossos municípios que mantenham todos os cuidados necessários para evitar proliferação do Aedes Aegypti, de forma continua e que estejam trabalhando junto com sua população”, lembra o secretário.
O chamamento aconteceu durante a reunião da Comissão Intergestora Bipartite, que ocorreu nesaa quarta-feira (25/05), onde ele também anunciou a chegada de mais 4 mil litros do veneno Cielo, usado para matar o mosquito adulto. Nós vamos está recebendo este inseticida até o final desta semana e disponibilizando aos municípios através das nossas regionais de saúde”, disse Neris Júnior.
O gestor também chamou atenção dos 37 municípios que estão silenciosos com relação a inserção de dados no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES). Os dados cadastrados no sistema além de serem utilizados para monitoramento epidemiológico também são necessários para que a secretaria possa está enviando o inseticida.
“Para que a Sesapi faça a entrega desses produtos químicos o Ministério da Saúde exige que os municípios estejam com os dados atualizados, pois é através deles que são analisadas a situação epidemiológica de cada cidade. Para receber o Cielo também é necessário que o gestor municipal faça a solicitação à sua regional de saúde”, explicou o secretário de Saúde.
Neris Júnior lembra ainda da importância da população também fazer sua parte no combate ao Aedes Aegypti. “A principal medida preventiva para o controle das arboviroses é evitar recipientes e vasilhames ou qualquer local que cumule água nas áreas externas e internas das residências, uma vez que esses locais podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito, por isso pedimos que todos mantenha a limpeza desses locais”, reforçou.
Fonte: JTNEWS com informações da Sesapi
Comentários
Últimas Notícias
-
Política TCE multa ex-gestores de Corrente (PI) por falhas em contrato de mais de R$ 2 milhões na compra de medicamentos
-
Segurança Pública Adolescente de 17 anos é assassinado a tiros em José de Freitas
-
Geral Criança de 10 anos morre após sofrer choque com carregador de celular em União
-
Segurança Pública PM interrompe sessão do "Tribunal do Crime" e prende 4 pessoas em Picos
-
Geral Funcionário da Prefeitura de Colônia do Gurguéia é morto com três tiros na cabeça
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Polícia Federal investiga quadrilha acusada de causar rombo de R$ 19 milhões na Caixa Econômica no Piauí
-
Segurança Pública Dono de supermercado preso pelo DRACO com carga roubada em Cocal dos Alves (PI) é solto
-
Política PF pediu a prisão do desembargador José James Gomes Pereira por suposta venda de sentenças
-
Política Gasto milionário em evento cultural gera críticas sobre prioridades do governo
-
Política Pré-candidato Toni Rodrigues não poupa críticas ao governador: "Nada foi feito para transformar o Piauí, é deplorável"