Carlos Edilson fala sobre ações no Sistema Prisional e anuncia inauguração de novo presídio

Até o fim de 2019, todos os encarcerados do Piauí devem passar por cadastramento biométrico

Em entrevista na Redação do JT News, o secretário de Estado da Justiça do Piauí, Carlos Edilson Rodrigues, fala sobre o Sistema Penitenciário, em especial, acerca da inauguração da Cadeia Pública de Altos (CPA).  

A conclusão da construção que a princípio estava prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2018 [devido a problemas de ordem técnica foi prorrogada], mas, agora a obra está totalmente regularizada, inclusive, do ponto financeiro, tanto na esfera federal quanto na estadual. 

Secretário anuncia inauguração de novo presídio 

A perspectiva concreta é que a entrega da CPA aconteça na última semana de julho, com as atividades no início de agosto, essa é uma das principais diretrizes do governador Wellington Dias, para o Sistema Prisional neste semestre. 

O presídio conta com três pavilhões com capacidade individual para 201 detentos, totalizando 603. Os pavilhões são separados, o que favorece a separação e classificação por nível de periculosidade. 

Foto:Jacinto Teles/ JTNewsSecretário de Justiça
Secretário de Justiça fala sobre novo presídio

SEJUS prioriza classificação por risco 

O secretário da Justiça, Carlos Edilson, destaca como se dará essa classificação: “Uma pessoa que esteja presa por roubo, estelionato, não terá contato com um preso por assalto a banco. Essa ideia está sendo trabalhada em parceria da Secretaria de Justiça com a Secretaria de Segurança e a Superintendência de Risco criada pelo governador. Isso vai ser possível com o cadastramento biométrico”. 

Até agora 217 internos já foram avaliados e cadastrados biometricamente, a próxima etapa é na Penitenciária Feminina. Para o segundo semestre de 2019, o esperado é que em todo o Piauí os presos sejam cadastrados biometricamente. 

Gabinete da Secretaria da Justiça terá Grupo Especial para agir no Sistema Prisional 

“Com a inauguração da CPA, pretendo instituir um Grupo Especial com hierarquia direta ao gabinete do secretário. Os seus integrantes irão trabalhar com missões dada diretamente por mim em questões especificas de gestão, prevenção e gerenciamento de crise se necessário, para fortalecer o Sistema, e reforçar ações em qualquer unidade do Estado. Isso, buscando dar uma proteção de segurança prisional suplementar”, contou em primeira mão o secretário Carlos Edilson. 

Foto:jacinto teles/ JTNewsSecretário de Justiça
Secretário Carlos Edilson comenta a respeito do último concurso para agente penitenciário

Concurso Público da SEJUS 

Indagado pela Redação do JT News, o Secretário informou, acerca da questão do concurso, que dos 366 que foram classificados para cadastro de reserva no certame de 2016 [que foi anulado e refeito], 150 agentes foram formados pela Academia de Formação Penitenciária do Estado do Piauí (Acadepen) com curso de 603 horas aulas, que teve disciplinas como inteligência, intervenção penitenciaria, libras, direitos humanos e execução penal, além de outras importantes matérias na área técnica e operacional. 

Dos 150, 107 foram nomeados pelo Governador Wellington Dias. Para a inauguração da CPA não serão nomeados mais agentes, mas serão imediatamente convocados tão logo o Estado saia do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).  

Foto: JTNewsSecretário de Justiça
Secretário revela o diretor da CPA

Secretário convida servidor de carreira para dirigir novo presídio 

O secretário da Justiça do Piauí, Carlos Edilson Rodrigues, informou ao JT News que o diretor da Cadeia Pública de Altos [que será inaugurada no próximo mês], será o servidor de carreira, agente penitenciário Antônio Vinícius da Silva Rodrigues. O profissional atende a todos os requisitos estabelecidos no art. 75 da Lei Execução Penal (7.210/84), ou seja, é bacharel em direito, tem experiencia administrativa na área penitenciária [desempenhou função de chefia na Unidade Prisional de São Raimundo Nonato, sul do Piauí]. Além de ter reconhecida aptidão para o desempenho da atividade penitenciária, pois prestou concurso público para ser profissional da Execução Penal do Estado. 

Portanto, a direção da CPA da região metropolitana de Teresina, começa sob a direção de um profissional capacitado, detentor de conhecimentos técnicos e operacionais, inclusive possui curso feito no Departamento de Operações Penitenciárias Especiais do Distrito Federal. Secretário informou ainda que o próximo gestor da Unidade Prisional em referência já está formando a equipe que vai lhe auxiliar na administração prisional, que contará com profissionais com vasta experiencia na prática penitenciária. 

Fonte: Entrevista para Malu Costa e Adriana Marques

Comentários