Secretaria da Justiça do Piauí executa ações preventivas ao COVID-19 e garante sanitização

A Penitenciária José de Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior foi a primeira a receber serviço de sanitização; várias outras ações de prevenção foram executadas

Na última quinta-feira (30), a Secretaria de Justiça do Piauí iniciou a sanitização de suas unidades penais, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado. A Penitenciária José de Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior, foi a primeira a receber o serviço, as demais unidades também devem passar pelo processo ao longo do mês de maio.

Essa é mais uma medida de prevenção contra o coronavírus no Sistema Prisional piauiense. Até o momento, não há suspeitas da doença dentro das unidades penais do Piauí.

Foto: SEJUS-PISanitização de unidades prisionais no Piauí
Sanitização de unidades prisionais no Piauí

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, ressalta que a Sejus não mede esforços para manter as unidades penais do Estado protegidas durante a Pandemia. "Reforçamos a alimentação suplementar e entrega de materiais de limpeza e higiene pessoal em todas as unidades. Agora, estamos sanitizando os estabelecimentos penais a fim de garantir ao máximo essa proteção."

Sanitização está sendo feita em parceria com o Corpo de Bombeiros

O Secretário de Justiça também agradeceu ao Coronel Carlos Frederico, Comandante do Corpo de Bombeiros, por atender ao pedido da Sejus para ajudar na sanitização, que deve ser realizada em todo o estado. Segundo o tenente Felipe Lima, do Corpo de Bombeiros, a medida é excepcional para combater a COVID-19. Confira o processo da sanitização:

Piauí foi um dos primeiros a instituir televisitas nos presídios

Uma das primeiras medidas preventidas contra o Coronavírus tomadas no sistema prisional foi a proibição das visitas de familiares e advogados dos internos. No Piauí não foi diferente, o estado foi um dos primeiros a intituir as visitas virtuais.

Foto: Ascom/Governo do PiauíDetenta participa de visita virtual por meio videoconferência
Detenta participa de visita virtual por meio videoconferência

Em parceria com a Secretaria de Assistencia Social do Estado, dirigida pelo deputado estadual, José Santana, a Secretaria da Justiça também tem promovido a produção de máscaras, com a mão de obra de internas do Sistema Prisional piauiense, especialmente da Penitenciária Feminina de Teresina.

Alunos do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal da ACADEPEN/PI receberam vacina contra a Influenza H1N1 juntamente com os servidores

A Secretaria da Justiça do Piauí emparceria com as instituição de Saúde Pública [municipal e estadual] está realizando a vacinação dos servidores do Sistema Prisional.

A Academia de Formação de Polícia Penal do Piauí (ACADEPEN/PI), que está formando 74 alunos no Curso Formação Inicial à Polícia Penal (CFI-2020), cujas aulas de conhecimento teórico cognitivo estão sendo ministradas por videoconferência nesse período de Pandemia, também recebeu as vacinas.

Foto: ACADEPEN-PIVacinação de Policiais Penais
Vacinação de alunos da ACADEPEN-PI

Todos os presos e servidores da região metropolitana de Teresina já receberam vacina contra a Gripe H1N1. No interior do Estado, a vacinação deve ser finalizada ainda esta semana.

Depen lança manual de recomendações contra o Coronavírus para orientar as unidades da Federação

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), lançou um manual com uma série de recomendações a serem tomadas no sistema prisional para prevenir a transmissão da doença nesse ambiente, já que os serviços de segurança pública não podem parar. Entre as recomendações estão: como fazer a higienização adequada das mãos e orientações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Confira aqui o manual.

Fonte: JTNEWS

Comentários